Por que vale a pena contar com uma aceleradora de startups?

6 minutos para ler

Depois de, finalmente, tirar a sua startup do papel, a maioria dos empreendedores se depara com uma dificuldade para impulsionar o negócio. Para ser bem-sucedido nesse meio, existe um detalhe que faz toda a diferença. Trata-se de algo que você não pode perder de vista: as coisas começam a mudar de verdade a partir do momento em que você encontra a aceleradora de startups ideal.

Afinal, a organização que realiza esse tipo de iniciativa desenvolve um programa estratégico, baseado em medidas que realmente agilizam o desenvolvimento das startups. Com o apoio e o direcionamento adequados, é muito mais fácil superar obstáculos e usufruir de uma série de vantagens.

No entanto, quais seriam esses benefícios? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Veja, a seguir, por que você deve aproveitar a oportunidade de contar com uma aceleradora de startups!

Validação das ideias

Um dos segredos do sucesso de startups premiadas começa logo na facilidade de fazer o pitch perfeito e validar uma ideia. Muitas vezes, entretanto, nem toda a infraestrutura e o detalhamento do mundo são suficientes para justificar a aplicação de determinado modelo de negócio.

O mesmo raciocínio se aplica à qualidade da solução. Você pode criar, por exemplo, um software superinovador, elogiado por centenas de especialistas. Para que ele seja lucrativo, contudo, é necessário demonstrar como ele se tornará indispensável para os seus futuros usuários.

Por essas e outras razões, viabilizar ideias tende a ser um momento crítico para startups. Nesse contexto, a participação de uma aceleradora faz com que você descubra para onde deve olhar, a fim de encontrar respaldos sólidos que sustentem as bases do projeto global.

Apenas como ilustração dos possíveis caminhos, considere a atual importância da extração, da limpeza e da interpretação de dados, a fim de obter informações valiosas. Ter o apoio de uma organização dedicada ao sucesso da sua startup facilita a incorporação de uma cultura atrelada ao data literacy — cada vez mais imprescindível para fornecer insights, além de ajudar a avaliar e validar inovações.

Acesso a investidores

Embora nem todo programa de aceleração de startups contemple a realização de aportes financeiros, isso costuma acontecer de maneira indireta. Conforme o projeto se destaca no mercado, ele passa, naturalmente, a chamar a atenção de possíveis investidores.

Simultaneamente, a própria aceleradora pode indicar a sua startup para parceiros alinhados à proposta e que atuem ou não no mesmo nicho de mercado. Na prática, o processo é caracterizado pela construção de um networking amplo, ponto decisivo para qualquer planejamento de expansão dos negócios.

Suporte técnico especializado

Assim como em qualquer empresa, gestores de startups também precisam lidar com a administração de diferentes áreas — principalmente no início do empreendimento, é fundamental conciliar um bom desempenho na gestão de marketing, contabilidade, tributação, finanças etc. Somam-se ainda à lista os assuntos jurídicos ligados ao empreendimento de forma geral.

Além de conceder assinaturas de sistemas online, aceleradoras de startup também disponibilizam o contato com assessores e consultores dos campos mencionados acima. Observe que essa vantagem também ajuda a economizar os recursos da sua organização. Basta efetuar o cálculo de quanto sairia a aquisição de todos esses serviços por conta própria.

Mentorias

Outro ponto que merece menção se refere às orientações que partem de encontros com mentores. Essas ocasiões são importantes por diferentes motivos. Se fôssemos resumir em uma ação os benefícios obtidos, poderíamos dizer que você aprende a pensar de modo mais crítico e realista.

Isso acontece porque bons mentores são questionadores natos, o que é vital para visualizar a complexidade de processos que, talvez, nem tenham passado pela sua cabeça. Ao mesmo tempo, você conta com o parecer de profissionais experientes e familiarizados com visões de médio e de longo prazo.

Imagine a possibilidade de contar com uma mentoria constituída de pessoas comprometidas com o sucesso pleno do seu negócio, ou seja, não limitada à validação da ideia. O resultado se traduz tanto na elaboração de um foresight estratégico impecável quanto em uma gestão de riscos mais eficaz.

Desenvolvimento de novas habilidades

Ao longo de toda a interação com essa extensa gama de especialistas nos mais variados temas, seus colaboradores também desenvolvem hard e soft skills que contribuem para o diferencial competitivo da sua startup. O conceito por trás da formação de equipes multidisciplinares vale para qualquer tipo de empresa, mas especialmente para startups. Note também que, quanto mais diversificadas forem as experiências profissionais e culturais de cada funcionário, melhor será a sua produtividade e mais alto será o seu desempenho.

Em síntese, a nova dinâmica de trabalho gerada pela presença dos experts da aceleradora estimula os colaboradores a se tornarem mais completos. A título de exemplo, o resultado final é composto de desenvolvedores de software mais comunicativos e analistas financeiros afeitos a, pelo menos, algumas especificações técnicas de informática.

À medida que esse processo se desenrola, as pessoas começam a estabelecer novas correlações entre as áreas, sentindo-se à vontade para fazer perguntas ou sugestões. Essa é a grande vantagem de ter à disposição talentos em total sintonia com o progresso da sua startup.

Participação em eventos

Por fim e tão relevante quanto os demais benefícios elencados, temos os eventos construídos ou promovidos com diferentes objetivos. Além de serem outra via de aproximação entre startups e eventuais investidores, eles também representam uma ótima oportunidade de trocar conhecimentos e experiências.

Essas são algumas das vantagens de ter uma aceleradora de startups ao seu lado durante a jornada rumo ao sucesso do seu negócio. Tudo que você precisa fazer agora é saber como escolher aquela que será ideal para o seu empreendimento. Para isso, fique atento aos seguintes fatores:

  • as características do programa — veja, com calma, se a proposta em questão atende às expectativas da sua startup e está pronta para propiciar um crescimento escalável;
  • as mentorias — observe se as mentorias previstas englobam áreas fundamentais para desenvolver o seu empreendimento, como inovação, gestão e liderança e marketing digital — entre outras áreas técnicas;
  • os parceiros de negócios — conheça as organizações que atuam como parceiras da aceleradora.

Se você tem um produto pronto, elaborado para resolver problemas reais, conta com uma equipe dedicada e já passou pelo processo de aceleração, a Randon Ventures pode ser a iniciativa que faltava para investimento. Nossa tese contempla diferentes áreas, como: fintechs, insurtechs, autotechs, indústria 4.0 e logtechs.

Preenche os requisitos e tem interesse? Inscreva a sua startup na Randon Ventures agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário