Saiba qual a importância da alfabetização digital na sua empresa

7 minutos para ler

Montar estratégias de uma instituição empresarial com base em recursos tecnológicos é uma maneira inteligente de eliminar tarefas passíveis de erros e identificar falhas operacionais. Nesse sentido, a alfabetização digital se tornou uma conduta integrada à cultura organizacional de vários empreendimentos, na medida em que a inteligência artificial e os softwares estão cada vez mais sofisticados.

Só que quando falamos de maturidade no uso de ferramentas virtuais, ainda é comum encontrar profissionais que não se atualizaram e não acompanharam a evolução tecnológica. Para muitas companhias, falta conhecimento apropriado para dominar tecnologias de modo a gerar fatores competitivos e escaláveis dentro do fluxo operacional. Nesse sentido, aderir à transformação digital é a melhor forma de obter bons resultados e ganhar destaque diante da concorrência.

Sabendo disso, elaboramos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre a alfabetização digital. Confira e descubra como colocar o seu negócio no rumo tecnológico.

O que é alfabetização digital?

Alfabetização digital corresponde ao domínio adquirido para gerenciar ferramentas de tecnologia, ou seja, compreender e utilizar recursos provenientes de funcionalidades virtuais.

Embora a geração nascida a partir da década de 80 saiba usar aparatos tecnológicos por observação e intuição, graças à observação de pessoas usuárias ao seu redor, o conhecimento digital deve ir além da superficialidade para potencializar o aprendizado e aprimorar o uso (e desenvolvimento) de soluções digitais. Dessa forma, não basta somente utilizar um dispositivo, gerenciar um sistema e navegar pela internet, é preciso saber extrair o melhor de cada um desses recursos.

Esse tipo de alfabetização é fundamental para a evolução do ramo corporativo, pois é por meio dela que os profissionais conhecem e usufruem dos instrumentos que são oferecidos pelo segmento cibernético.

Qual a sua importância para capacitar a equipe?

Com um volume gigantesco de dados gerados e coletados diariamente pelas empresas, contar com talentos capazes de dominar esses registros com eficiência e extrair insights disruptivos é essencial para o sucesso operacional e mercadológico de uma organização.

Dessa forma, é importante que todas as equipes estejam alinhadas com o domínio digital, falando esse “idioma” com naturalidade dentro da instituição. Essa é a trajetória para que recursos virtuais sejam aproveitados ao máximo.

Para chegar a esse grau de maturidade, a alfabetização é indispensável. Isso significa promover ações para que os funcionários absorvam condutas sobre leitura, interpretação, criação e compartilhamento de dados informativos.

Nesse sentido, oferecer cursos e reuniões com especialistas, além de treinar os colaboradores para o uso de recursos que fortalecem a ciência de dados, é fundamental para que uma companhia lide com a evolução tecnológica e aproveite tais recursos da melhor forma possível.

No entanto, não há como garantir esse aprimoramento operacional sem que a liderança tenha um bom nível de conhecimento digital. Se os gestores não se sentem seguros em administrar programas tecnológicos e analisar dados para tomar decisões, como eles inspirarão os seus liderados em relação à digitalização no ambiente de trabalho?

Logo, o segredo para obter diferenciais competitivos por meio da alfabetização virtual é incluir todos os talentos e setores na abordagem. Esclarecer e democratizar o acesso às informações, estimular o compartilhamento de aprendizados e quebrar barreiras do conhecimento técnico são fatores cruciais para virtualizar processos na empresa.

Quais os benefícios da alfabetização digital?

Saber ler, analisar, interpretar e trabalhar com recursos digitais é crucial para potencializar operações e obter destaque perante a concorrência. Esses domínios trazem as seguintes vantagens para as organizações.

Decisões inteligentes

Em um ambiente cada vez mais competitivo e com excesso de informatização, saber como usufruir de softwares e compreender o que os dados mostram é essencial para tomar decisões com alto grau de sucesso operacional e mercadológico.

Ações preventivas

A análise de dados garante a antecipação de cenários, como crises financeiras, falhas operacionais, problemas em produtos ou serviços, entre outras situações passíveis de prevenção. Assim, é possível criar estratégias preventivas para evitar e/ou eliminar riscos ao seu empreendimento.

Encontro de tendências

Com o domínio digital de processos, é possível identificar tendências comportamentais e de consumo, sejam elas relacionadas aos clientes ou aos concorrentes. Dessa forma, as equipes têm a bagagem necessária para abraçar as oportunidades mais promissoras.

Diferenciação da concorrência

Questionar os dados gerados e coletados é essencial para descobrir tendências e conexões que tragam novas ideias e abordagens à sua empresa. Isso ajuda a criar diferencias de mercado e a compreender a melhor maneira de gerar valor para os consumidores e para o mercado em geral.

Adesão às novas tecnologias

É quase unânime que a tecnologia e a inteligência artificial assumirão todos os trabalhos humanos, mas devemos cogitar que nosso cérebro e nossa criatividade são indispensáveis na hora de analisar dados para tomar decisões. Os novos sistemas eliminam atividades manuais e permitem investir tempo em abordagens que são capazes de aprimorar ainda mais a digitalização dos negócios.

Como trabalhar a alfabetização digital na empresa?

Após conferir a importância e os benefícios da educação digital, vamos às orientações para alfabetizar seus talentos com eficiência.

Comece pelo básico

Iniciar essa trajetória é relativamente fácil, basta ter foco. O segredo está em dar um passo de cada vez, começando pela comunicação interna. Para isso, eduque sua equipe sobre o poder da virtualização organizacional, ajudando-a compreender que esse tipo de alfabetização torna a rotina mais dinâmica e eficiente.

Defina como alfabetizar

É preciso considerar que o investimento em ferramentas tecnológicas democratiza as atividades internas e o acesso a dados estratégicos, mas isso não significa que os colaboradores saberão usufruir de todas as funcionalidades disponíveis.

Por essa razão, é necessário montar um cronograma de ação, definindo os funcionários e os departamentos que serão alfabetizados primeiro. Escolha profissionais com disposição para apreender e compartilhar o que sabem, pois essa conduta inicial simplificará todo o processo.

Segmente sua equipe

A segmentação dos times é uma estratégia essencial para alfabetizar talentos digitalmente. A abordagem consiste em dividir grupos e departamentos conforme suas demandas e dificuldades, de modo a deixar o aprendizado mais rápido e eficaz.

Formalize o programa de alfabetização

A formalização dessa estratégia é crucial para obter sucesso. Para isso, reúna-se com todos os funcionários para apresentar como a alfabetização será realizada e qual é a estimativa para que todos estejam devidamente capacitados em relação ao uso correto de ferramentas tecnológicas e à interpretação de dados.

Monte um cronograma de treinamentos

Existe um abismo de conhecimento entre especialistas e profissionais que lidam com recursos tecnológicos diariamente e devem transformá-los em insights em prol dos resultados da empresa, mas isso pode ser superado por meio de treinamentos apropriados.

Todos os níveis hierárquicos da companhia devem ter uma compreensão técnica sobre ferramentas digitais. Da mesma forma, precisam saber interpretar e usar as informações relacionadas às suas funções para deixá-las mais produtivas. Para isso, invista em um cronograma de capacitação gradual, que inicie do básico e evolua de acordo com o domínio teórico e prático das equipes.

Como visto, a alfabetização digital organizacional é indispensável para obter alta performance com as equipes. Afinal, ela aumenta o interesse individual em ferramentas tecnológicas de ponta, melhora o raciocínio lógico dos colaboradores para tomar decisões com rapidez e favorece a adesão às novas tendências virtuais do mercado.

Aproveite a visita para conferir o nosso guia com os 5 pilares da transformação digital.

Posts relacionados

Deixe um comentário