Saber como agregar valor ao produto pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. Trata-se de uma maneira de elevar a qualidade das mercadorias, ganhar destaque perante a concorrência e faturar mais. As marcas que aplicam essa estratégia garantem resultados de médio e longo prazos, como a possibilidade de aumentar a retenção de clientes e conquistar uma posição de destaque nos seus respectivos segmentos.
No entanto, esse processo é desafiador e necessita de um comprometimento sólido e constante por parte dos gestores. Afinal, o mercado está altamente competitivo, fazendo com que os consumidores nem sempre enxerguem o real valor dos itens ofertados. Por isso, é importante aplicar técnicas precisas para que o público contemple e compreenda essa valorização.
Pensando nesse contexto, elaboramos um conteúdo repleto de dicas sobre como agregar valor ao produto para aumentar o desempenho do seu negócio. Confira!
1. Aprimore o relacionamento com o seu nicho
A clientela espera mais de você do que receber mercadorias com pontualidade e qualidade — essas são as obrigações básicas de qualquer companhia comercial e de serviços. Para valorizar os itens que fazem parte do seu catálogo, você deve acompanhar todas as tendências do seu ramo, identificando as funcionalidades que os compradores mais desejam, quais são os comportamentos dessas pessoas e o que elas buscam.
Para isso, é importante acompanhar conteúdos de profissionais referência na área de atuação do seu negócio, bem como reciclar conhecimentos e fazer análises mercadológicas. Essas ações são fundamentais para criar uma abordagem estratégica e personalizada para o público que consome e/ou tem interesse em comprar de você.
2. Conheça o seu produto
Todos os profissionais da empresa devem conhecer os produtos que são vendidos, principalmente as equipes que atuam no setor de marketing e vendas. Afinal de contas, todo esse conhecimento deve ser compartilhando com os clientes.
Isso pode ser feito por meio de treinamentos internos, tanto teóricos quanto práticos, para evidenciar as vantagens e os diferenciais que a mercadoria pode oferecer para o cliente final. Uma forma de favorecer a percepção do público é mostrar a ele cases de sucesso de outros consumidores que estão utilizando os produtos.
3. Use a tecnologia como aliada
O uso de um bom software de gestão otimiza o fluxo operacional e comercial, desde o gerenciamento de estoque da empresa até o PDV. Sem falar na possibilidade de implementar catálogos online, que simplificam a exposição dos produtos para os clientes, agilizando o tempo de todas as partes envolvidas.
As mídias sociais e tape e mesmo recursos de vídeo também podem ser utilizados para aprimorar as atividades da empresa e agregar valor às mercadorias. O segredo é adequar a experiência dessas ferramentas tecnológicas para a usabilidade de cada produto, bem como para a realidade de cada perfil de cliente.
4. Invista em marketing digital
Seja qual for o seu segmento de mercado, certamente grande parte dos seus clientes está na internet. Nesse sentido, é importante não só marcar presença nas redes sociais, mas também em blogs e lojas virtuais.
Estar presente nessas mídias é a melhor forma de ficar próximo do seu público. Não tenha medo de mostrar sua marca, gerar engajamento, investir em anúncios patrocinados e divulgar promoções para fazer sua empresa “ganhar terreno” no meio digital e ser lembrada em momentos de decisão de compra.
5. Cumpra os prazos
Um dos maiores problemas e que mais prejudicam a reputação da marca no mercado é o não cumprimento dos prazos. Quando as datas agendadas não são respeitadas e o cliente não fica ciente disso, pode gerar um transtorno para a companhia e para o nível de satisfação.
Logo, essa é a estratégia onde a gerência deve ter organização, planejamento e atuar com transparência. Os prazos devem ser cumpridos antes da data limite para evitar transtornos. Além disso, tudo o que foi prometido deve ser realizado. E, caso alguma falha ocorra, é válido assumi-la e pedir desculpas para reconquistar o consumidor.
Deixar que essa necessidade seja entregue com naturalidade garante a satisfação do cliente e favorece o posicionamento da marca. Para ter controle em relação aos prazos, atualize o estoque com frequência, faça previsões de acordo com períodos sazonais e ofereça um rastreamento online para o produto.
Outra dica que pode ajudar é a utilização de indicadores de desempenho em departamentos estratégicos da empresa. Por exemplo, mensure a eficiência operacional da logística, verifique se as metas foram atingidas e, após obter os resultados, providencie as melhorias necessárias para otimizar o setor.
6. Cuide da pós-venda
Após a finalização da compra, o seu compromisso para agregar valor não acabou. Uma pós-venda eficiente garante uma jornada de compra mais completa, aumentando a probabilidade de fidelizações genuínas.
Realize contatos simpáticos e humanizados por e-mail e, se prometeu dar retornos sobre alguma dúvida ou informar a chegada de determinado produto, não deixe seus clientes sem retorno. Essa uma forma de demonstrar zelo para que o seu público se sinta valorizado. A recomendação é tratar cada consumidor com o mesmo entusiasmo do processo anterior à venda.
7. Valorize a imagem da empresa
Há um casamento sólido entre design e marca, isso é inegável. Uma boa apresentação corresponde a um grande diferencial nos negócios. A instituição precisa construir uma reputação consistente e agradável ao público. Quando existe um investimento genuíno na imagem, é possível injetar essa energia social na percepção do produto e na relação da empresa com o consumidor.
Para transmitir uma mensagem com alto poder de conversão, é preciso definir um propósito. Você quer propagar animação, senso de necessidade ou paz por meio do anúncio? Defina o objetivo compatível com o seu negócio para estreitar a relação com o público e agregar valor à marca.
8. Peça feedback aos clientes
Para atender às expectativas dos clientes e valorizar os itens do seu catálogo, colete feedbacks do seu nicho. Afinal, uma grande oportunidade de aprimorar seus produtos é ouvindo as pessoas que pagam por eles. Os consumidores gostam de ter suas ideias, sugestões e necessidades anotadas.
Quando um comprador tem suas demandas atendidas na próxima versão da mercadoria ou execução do serviço, sua marca ganha um promotor por conta de ter superado suas expectativas certeiramente.
A estratégia de como agregar valor ao produto é indispensável para obter diferencial competitivo, sobressair perante a concorrência e aumentar as vendas, mas é preciso ter foco e propósito para que essa abordagem seja eficiente. Para isso, basta seguir as dicas mencionadas acima.
Uma forma de potencializar todas essas táticas na sua empresa é por meio do investimento em soluções disruptivas. Nesse sentido, a Randon pode ser sua parceira, pois temos um catálogo variado de soluções inovadoras e sustentáveis para garantir a escalabilidade do seu negócio.