Como se caracteriza o cenário de crescimento das startups no Brasil?

6 minutos para ler

Todo empreendedor atento à cultura e ao mindset que a transformação digital gera atualmente já percebeu a importância de se inserir nesse cenário, certo? Um exemplo da força disso é o crescimento das startups no Brasil.

Afinal, mais do que boas ideias e da ampliação ao acesso a novas tecnologias, temos as mudanças de expectativas quanto à carreira, à segurança financeira, ou mesmo, ao mercado que caracterizam esse momento, impulsionando tal progresso.

Aproveite este conteúdo e entenda melhor como se configura essa nova realidade!

Como é o cenário das startups no Brasil?

Esse modelo de negócios, que se baseia na oferta de soluções disruptivas, não é novidade no mundo desde os anos 1990. Entretanto, foi somente na década de 2010, com o surgimento de um ecossistema de fomento nacional, que a criação e o crescimento das startups no Brasil aconteceram em larga escala.

Tal progresso tem ocorrido de forma rápida nos últimos tempos. Segundo a Associação Brasileira de Startups, entre 2015 e 2019, o número dessas empresas subiu de 4.151 para 12.727. Ou seja, triplicou, dando um salto de 207%, com uma média de ampliação de 26,75% ao ano. Em 2021, esse dado chega a 13.700 empreendimentos cadastrados no Startupbase. 

Ainda com base em estudos da Abstartups, 55% delas estão em fase de operação e tração atualmente, funcionando principalmente como SaaS — em 40,8% dos casos —, com foco B2B — 49,5%. No entanto, uma maioria de 60,6% fatura menos de 50 mil ao ano, e 51,3% contam com pequenas equipes, de até 5 pessoas.

Mesmo a Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups de 2017 apontava algumas fragilidades, uma vez que 81% delas desejavam uma melhora no acesso ao capital e 74% esperavam mais apoio. Outro ponto é que 46% tinham até 2 anos naquela época. O destaque positivo desse estudo é a criatividade, uma vez que 77,84% afirmavam que sua proposta de valor se tratava de uma ideia original.

Por que é importante estar atento à evolução delas no Brasil?

O crescimento das startups no Brasil não é um fenômeno isolado ou limitado. Esses negócios estão impactando todo o mercado, tanto ao oferecer soluções quanto ao abraçar uma cultura empresarial diferente. Assim, quem não quiser ficar para trás precisa acompanhar sua evolução.

Mais do que isso, esse modelo é cheio de vantagens, que incluem baixo custo fixo e capacidade de potencializar outros empreendimentos. Desse modo, quer seja como parceiro, inspiração ou concorrente, seus diferenciais não devem ser ignorados pelas demais empresas. 

O que caracteriza o crescimento das startups no Brasil?

De 2020 em diante, a transformação digital recebeu um impulso, que impactou o crescimento das startups no Brasil por meio da aceleração dos fatores que definem esse momento e que já vinham sendo construídos muito antes. Veja a seguir quais são!

Inovação

O modelo de negócios característico das startups pressupõe soluções inovadoras e disruptivas, que respondam às reais necessidades do mercado. Ou seja, tanto o que entregam — produto ou serviço — quanto a maneira como fazem isso devem resolver ou facilitar o dia a dia dos seus clientes.

Nesse sentido, é fundamental perceber que o público consumidor é colocado no centro, ao diagnosticar suas demandas. Associado a isso, os empreendedores encontram nas tecnologias emergentes meios para viabilizar suas ideias de gerar valor. 

Por exemplo, os bancos digitais eliminaram filas ou burocracias, tornando mais rápido abrir uma conta e barateando a operação. Por consequência, o custo para o cliente também caiu. Dessa forma, mais pessoas tiveram acesso e utilizaram o sistema bancário. Por outro lado, esse aumento permitiu a esses empreendimentos mais lucro.

Diferencial competitivo

Ainda que a inovação por si só seja um diferencial competitivo, nesse segmento de negócios essa característica é pré-requisito. Portanto, o cenário de crescimento das startups no Brasil se configura a partir de outras vantagens nesse sentido, como:

  • propostas de valor voltadas para necessidades e realidades nacionais;
  • tamanho do mercado disponível, seu potencial de ampliação e baixa concorrência.

Já do ponto de vista da operação dessas empresas, os benefícios que as colocam à frente e têm relação direta com seu progresso são características tanto do modelo quanto do ambiente corporativo do país, como flexibilidade e criatividade.

Avanço da tecnologia

Apesar de a criação de novas tecnologias ser muitas vezes tida como a única forma de ter uma proposta de valor inovadora em startups, tais avanços são mais relevantes como meios para viabilizar e escalar esses negócios.

Um exemplo desse papel duplo que elas têm são as ferramentas que automatizam os processos seletivos de contratação de funcionários. Afinal, trata-se, simultaneamente, de uma solução tecnológica e de um serviço que as empresas que fornecem a plataforma prestam.

Oportunidades de negócio

A tecnologia é a maior promotora de oportunidades de negócio no contexto da transformação digital. Seus avanços estão gerando acessibilidade e igualdade de meios, como ao proporcionarem o fim das limitações geográficas para atender clientes.

Mas, além das questões práticas ou operacionais, esse momento criou um clima no mercado que permitiu a ampliação do capital disponível ou dos financiamentos para ignição ou tração, além do desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo que levou ao crescimento das startups no Brasil.

Mudanças nas expectativas

A cultura do empreendedorismo é só uma das facetas do novo mindset que caracteriza e impulsiona o crescimento das startups no Brasil. Aliás, essa mentalidade se alicerça em diversos fatores, principalmente em uma mudança de expectativas que inclui:

  • carreira e mercado de trabalho;
  • hábitos de consumo; 
  • prioridades pessoais.

Diante desse conjunto de alterações, todo o ambiente corporativo e mercadológico precisou se reinventar, criando novas necessidades para inovar a maneira de comprar, interagir, trabalhar ou se comunicar.

Como a Randon Ventures apoia esse tipo de negócio?

A Randon Ventures, enquanto empresa de investimento em startups, procura por negócios com uma equipe dedicada, que já passou pelo processo de aceleração, cujo produto está pronto e voltado para resolver problemas reais nos segmentos de Indústria 4.0, Fintechs, Insurtechs, Autotechs ou Logtechs. Para eles, oferece vários diferenciais, como:

  • imagem sólida de credibilidade e confiança junto ao mercado;
  • mentorias e capacitações com executivos experientes;
  • rede de contatos estratégicos e parcerias com aceleradoras consolidadas;
  • estrutura completa para o desenvolvimento de produtos.

O crescimento das startups no Brasil é um cenário que ainda não atingiu seu potencial máximo, apesar do impulso recebido nos últimos anos. Como está em estreita sintonia com o mindset do momento, apresentando soluções inovadoras e disruptivas, não é viável ignorá-lo sem perder oportunidades.

Para se manter atualizado com a transformação digital, curta nossa página no Facebook e aproveite para conferir o que postamos por lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário