Assim como qualquer ciclo de vida, existem também as diferentes fases de uma startup. Conhecer os distintos processos pelos quais o seu negócio pode passar é uma maneira de planejar, de organizar e de direcionar as estratégias de crescimento com mais eficiência, qualidade e sucesso.
Vale ressaltar que uma startup é um negócio de inovação e que visa ao desenvolvimento sustentável. Para que a sua empresa se mantenha promissora, no entanto, é importante adotar medidas relevantes para a fase em que se encontra.
Que tal conferir algumas dicas para conduzi-la ao topo do mercado? Leia este post e saiba mais sobre os diferentes níveis de maturidade pelos quais a empresa pode passar!
Quais são as fases de uma startup?
Normalmente, uma startup passa por quatro fases até alcançar o sucesso planejado. Cada uma dessas etapas é de extrema relevância para a construção da história da empresa no mercado.
Além disso, saiba que é possível gerar ótimos resultados, independentemente do nível de maturidade em que o seu negócio se encontra no momento. A seguir, entenda melhor quais são as diferentes fases de uma startup!
Ideação
Logo que uma empresa é lançada no mercado, entra no período de ideação. Durante esse momento, o foco do negócio é adaptar a rotina e todo o formato da startup, a fim de seguir, na prática, tudo que foi planejado.
Geralmente, esse é um dos períodos mais desafiadores e animadores, além de remeter muito à infância. Afinal, tudo ainda é muito novo e a insegurança do início pode “travar” diversos investidores. Essa fase também pode ser arriscada para quem aposta em investimentos muito altos, sem uma taxa de retorno positiva.
Uma estratégia interessante, durante o estágio de ideação, é conhecer melhor o público que a empresa deseja atender. Por meio do foco no consumidor, é possível conquistar os clientes, criar uma boa reputação no setor e, a partir disso, investir cada vez mais em soluções inovadoras.
Operação
Na fase de operação, é considerado que a startup conquistou a sua versão mais simples e estável. Isto é, a identidade da marca já foi criada, os produtos ou os serviços a serem oferecidos foram lançados e existe um número, ainda que pequeno, de consumidores fidelizados.
É possível visualizar a operação como a fase da adolescência. Muitas atividades cotidianas são mais simples e intuitivas para os jovens, tendo em vista que eles têm certo nível de autonomia e de entendimento da rotina e do meio em que habitam. No entanto, isso não significa que chegaram à sua versão final.
É justamente durante a adolescência que as pessoas costumam planejar o que desejam ser quando crescerem, iniciar a preparação para entrar na vida adulta e fazer escolhas relevantes, não é? Com as startups, o processo é semelhante.
A fase de operação marca o período de preparação para um crescimento efetivo e sustentável. Isso envolve a aplicação de boas práticas de marketing, de investimentos no setor de vendas e, é claro, de uma boa organização financeira, a fim de manter o negócio ativo.
Estruturar um plano de negócios estratégico e investir em metodologias ágeis, nessa fase, é uma excelente escolha para impulsionar a empresa para as próximas etapas. Além disso, a definição de metas a longo prazo é ainda mais relevante nesse estágio.
Tração
Aqui, a sua startup chegou à vida adulta. Nessa fase, o negócio se encontra com um quadro de colaboradores estável e eficiente, conta com uma base reforçada de clientes, tem fornecedores e potenciais investidores de confiança e consegue ter um fluxo de caixa satisfatório.
O segredo dessa etapa é manter o sucesso da rotina organizacional, ao mesmo tempo em que são feitos investimentos para “se jogar” na próxima fase. Outro ponto de destaque é que, aqui, há mais independência, confiança e maturidade para a tomada de decisões. Além disso, fazer um acompanhamento dos indicadores de desempenho, como os KPIs, é importante durante a tração, a fim de evitar que a empresa dê passos para trás ou se mantenha estagnada por muito tempo.
Escala
Quer ver o negócio se tornar uma referência na área de atuação? Então, saiba que é fundamental investir na fase de scale-up, ou escala. Com um planejamento bem-sucedido e ações alinhadas ao que foi programado, é possível ver a startup crescer exponencialmente.
Nessa fase, para alcançar ainda mais sucesso, é válido ter sempre em mente os objetivos que fizeram a organização nascer, assim como a essência marcada durante o período de ideação. Dessa maneira, a identidade do negócio se mantém, tal como os seus valores, a filosofia e o desenvolvimento.
Como saber em qual fase está a sua startup?
Um dos principais passos para saber em qual fase está uma startup é fazer uma análise dos resultados. Para começar, é válido avaliar o ticket médio de vendas, os relatórios de produtividade, o atingimento das metas, entre vários elementos que permitem ter acesso a dados do crescimento da empresa.
Além disso, vale a pena fazer uma avaliação intuitiva sobre em qual fase de vida o seu negócio se encontra. Imagine que a startup é uma pessoa e tente visualizar a faixa etária em que ela estaria nesse momento.
Ao identificar em qual estágio está a empresa, é importante encontrar estabilidade. Somente a partir disso, torna-se possível seguir em crescimento, a fim de partir para as próximas fases. A lógica é a mesma de subir uma escada: para alcançar o próximo degrau, antes, é preciso firmar os pés no anterior.
Você conhece a Randon Ventures?
O ecossistema de inovação une empresas em busca de um só objetivo: o desenvolvimento. A Randon Ventures investe em startups que estão em fase de escalabilidade, a fim de iniciar um processo de colaboração mútua.
Desse modo, é possível alcançar resultados mais sólidos e confiáveis. Afinal, ter o apoio de companhias experientes no mercado faz toda a diferença e ajuda a ter um diferencial competitivo no nicho de atuação.
Agora que você conhece as diferentes fases de uma startup e sabe quais são os primeiros passos para identificar em que estágio o seu negócio se encontra, sente-se mais confiante para ir em busca do próprio sucesso? Lembre-se de que, para conquistar os resultados projetados, é fundamental manter o foco na inovação.
Este post serviu de inspiração? Então, você vai gostar de seguir os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube. Acompanhe-nos!