O que esperar do futuro da Inteligência Artificial? Veja aqui!

7 minutos para ler

O futuro da Inteligência Artificial (IA), desde já, mostra-se bastante promissor. Essa ferramenta tecnológica ganhou força nos últimos anos e é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da transformação digital e de novas tecnologias na década.

Atualmente, cerca de 88% das empresas do mundo usam recursos de IA nas atividades da rotina organizacional, sobretudo no Marketing, segundo um estudo chamado Growth Report, feito em 2023 pela Twilio Segment. No Brasil, esse número sobe para 98%, liderando como o país que mais usa ferramentas de Inteligência Artificial na América Latina.

Neste artigo, saiba o que esperar dos próximos anos do uso de Inteligência Artificial e entenda a importância de adotar mais ferramentas tecnológicas!

O que, de fato, é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é uma área da Ciência da Computação que se empenha no desenvolvimento de sistemas que desempenham tarefas e solucionam problemas se inspirando nos padrões da cognição humana. Desse modo, as máquinas são programadas para utilizar algoritmos a fim de identificar padrões, aprender e tomar decisões com base nos dados encontrados.

O termo Inteligência Artificial foi usado pela primeira vez na década de 1950, pelo cientista John McCarthy. Especialista em computação e pesquisador em New Hampshire, nos Estados Unidos, o profissional foi um dos pioneiros nos debates sobre o uso de ferramentas de automação de tarefas e aprendizado de máquinas.

Atualmente, a IA tem uma ampla aplicação nos mais variados setores. Por exemplo, o seu uso na área da saúde possibilita a integração de dados e o aprimoramento de tecnologias como a Realidade Aumentada, que pode ser usada em procedimentos cirúrgicos. A Inteligência Artificial é uma das aliadas da Medicina 4.0 e da health tech.

No varejo, por exemplo, a Inteligência Artificial é capaz de compreender as preferências do público-alvo. Com isso, é possível investir na personalização da experiência do cliente e garantir a satisfação dos consumidores. Inclusive, ela permite automatizar o atendimento com chatbots que usam Processamento de Linguagem Natural (PLN), tornando o contato mais humanizado.

Como fica o futuro da Inteligência Artificial? 

O futuro estimado para a Inteligência Artificial é semelhante a toda a sua trajetória: crescimento constante e desenvolvimento de técnicas mais avançadas, que impulsionam a experiência de automação. Com isso, espera-se também o aumento do uso de ferramentas de IA pelas empresas e pelas pessoas.

Essa perspectiva é baseada nas aplicações vistas nas empresas atualmente. A promoção de uma gestão com metodologia inovadora e de uma cultura organizacional com base em dados foi conquistada, principalmente, a partir do uso de IA. Sendo assim, é difícil esperar um futuro diferente.

Com isso, surgem também debates éticos sobre os limites da Inteligência Artificial e de suas aplicações. Por conta disso, é de se esperar que essas discussões cresçam e novas legislações sobre o uso de tecnologias de IA, especificamente, surjam nos mais variados países — principalmente nos que mais investem em tecnologia e automação.

O mesmo vale para os debates sobre os impactos ambientais do desenvolvimento de IA. Afinal, embora ajude na aplicação de medidas sustentáveis, a pegada de carbono na produção dessas ferramentas é algo a ser reavaliado.

Confira também aspectos emergentes da Inteligência Artificial com altas perspectivas de crescimento!

IA generativa

O uso da Inteligência Artificial para a criação de dados, algo conhecido como IA generativa ou GenAI, é bastante estimado no mercado e no dia a dia das pessoas. Em menos de 2 anos, a adesão a essa ferramenta se mostra bastante alta.

Atualmente, cerca de 22% dos profissionais afirmam que, em algum momento, já usaram essa tecnologia na rotina de trabalho, segundo uma pesquisa global da McKinsey. O estudo foi realizado com mais de 1.500 colaboradores das mais variadas áreas de atuação.

Com os modelos generativos, é possível criar textos, áudios, imagens, vídeos e demais conteúdos. O ChatGPT é um dos precursores desse sucesso, embora não seja o único. Os sistemas utilizam técnicas como Variational Autoencoders (VAEs) e Redes Generativas Adversariais (GANs) para a geração de novos dados de forma criativa.

Modelos de linguagem

Os modelos de linguagem promovidos pela IA também merecem atenção. Os modelos baseados em Transformers, que usam mecanismos de redes neurais para simular a atenção e processar dados sequenciais, por exemplo, permitem alcançar diversos resultados em tarefas automatizadas e com o uso de PLN. Isso porque dispensam a necessidade de treinamento das máquinas com um enorme conjunto de dados, pois é realizado um tipo de pré-treino.

O estudo Attention Is All You Need, de 2017, já descrevia os modelos de linguagem de grande escala (LLM) para o desenvolvimento de aplicações modernas e ainda mais potentes com Inteligência Artificial. Para os próximos anos, esses modelos também devem ser mais aprimorados e implementados.

Quais as principais consequências da Inteligência Artificial?

Tendo em vista o futuro do uso da Inteligência Artificial, é interessante destacar os principais feitos dessa tecnologia. A seguir, confira os melhores resultados obtidos com ferramentas de IA!

Automação

Automatizar tarefas e processos promove uma considerável otimização de tempo. Essa é uma das maiores vantagens da aplicação de IA em diversos setores das empresas e até mesmo na rotina das pessoas.

Permitir que atividades repetitivas sejam processadas de forma automática e dar mais atenção aos processos mais complexos ajuda na criação de novos produtos e serviços, na realização de melhorias no trabalho e na produtividade dos profissionais. Por esse motivo, é um dos maiores ganhos com o uso de IA.

Auxílio na inovação

A inovação também é mais fácil de ser promovida com a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial que processam uma série de dados rapidamente. Com isso, é possível realizar a análise de negócios mais estratégica, investir na cultura data-driven, ter novas ideias promissoras e garantir destaque no mercado ao oferecer justamente aquilo que está em falta.

Com tecnologia e criatividade, a inovação só aumenta, principalmente com a produção de ferramentas e métodos que se tornam tendências do mercado. Desse modo, o desenvolvimento se intensifica e traz novidades interessantes.

IA no mercado de trabalho

A Inteligência Artificial aplicada no mercado de trabalho promove também uma série de resultados interessantes, como:

  • novas vagas de trabalho;
  • criação de cargos;
  • otimização de processos de Recrutamento e Seleção;
  • atualização automática de processos seletivos;
  • entre outros.

Com isso, cada vez mais profissionais podem encontrar vagas compatíveis com o seu perfil de trabalho, enquanto os negócios selecionam talentos que combinam com o que a empresa espera.

No geral, o futuro da Inteligência Artificial é baseado no crescimento constante da aplicação dessas ferramentas. Ao mesmo tempo, o debate sobre questões éticas não fica de lado. Por conta disso, estudar mais sobre esse assunto é fundamental para todos os negócios e profissionais, a fim de acompanhar as mudanças de mercado.

Não é só a IA que merece atenção quando o assunto é mercado do futuro. Confira também as tecnologias emergentes que você precisa conhecer!

Posts relacionados

Deixe um comentário