Gamificação para clientes: conquiste e engaje seus usuários e consumidores

6 minutos para ler

Apostar em estratégias para atrair mais clientes é sempre uma boa ideia. Para melhorar ainda mais as ações adotadas, que tal investir em ferramentas inovadoras no setor de vendas e de marketing? Saiba que a gamificação é uma ótima aliada nessa missão!

Afinal, quem não gosta de participar de jogos de vez em quando? Sejam digitais ou físicos, os games sabem como atrair a atenção de uma pessoa e fazer com que ela seja estimulada a brincar.

Então, por que não adotar essa mesma técnica nas empresas? Neste post, entenda melhor a proposta da gamificação e veja como você pode adotá-la para alavancar as vendas em seu negócio!

O que é gamificação?

Como o próprio nome já diz, gamificação é a atitude de transformar uma experiência em jogo. Ou seja, criar interações que façam com que as pessoas se engajem mais nas tarefas e se sintam motivadas a continuar participando das atividades propostas.

Nas empresas, a gamificação nada mais é do que desenvolver programas que fazem com que os clientes sintam que, ao interagir, podem receber um retorno positivo, como brindes, descontos, promoções, entre outros.

Essa é uma técnica de marketing que tem sido cada vez mais implementada em negócios inovadores, a fim de atrair mais pessoas e fazer com que elas se tornem clientes fiéis. No entanto, para garantir que essa estratégia seja bem desenvolvida, é fundamental contar com boas ferramentas.

Quais são os principais elementos da gamificação?

Antes de saber como é possível aplicar a gamificação em uma empresa, é interessante saber mais sobre os principais elementos envolvidos nesse conceito. A seguir, veja por que esse tipo de experiência é capaz de engajar os clientes!

Pontuações

Imagine se a cada real gasto um consumidor ganhasse um conjunto de pontos? Ou, então, se a cada compra finalizada, a pontuação dele aumentasse? Pode parecer simples, mas esse tipo de interação faz com que as pessoas se sintam mais motivadas a gastar.

Afinal, dá a entender que estão recebendo um prêmio por conta da participação. Além disso, esse tipo de programa oferece um ótimo retorno para o negócio, tendo em vista que é possível aumentar a produtividade e a lucratividade.

Rankings

Sabe outra coisa que estimula o comportamento do cliente? A competição. Criar rankings, como ocorre em diversos jogos, faz com que uma pessoa se sinta ainda mais tentada a continuar acumulando pontos.

Esse efeito é ainda maior quando a pontuação pode ser convertida em algo que seja do interesse do cliente. Quando os participantes com a maior soma de pontos recebem um benefício em troca, a busca pelo pódio pode aumentar consideravelmente. 

Recompensas

E não poderiam faltar elas: as recompensas. É o objetivo final que fará com que o público engaje. É por esse motivo que é importante, para a empresa, que esses prêmios sejam bem desenvolvidos de acordo com o que os clientes gostariam de receber.

No entanto, para isso, é fundamental conhecer o público com o qual você faz negócio. Entender as suas preferências, os seus desejos e as suas expectativas é fundamental para melhor atendê-lo.

Como isso ajuda no relacionamento com o cliente?

Achou interessante o conceito de gamificação? Então, você vai gostar mais ainda depois de entender como essa estratégia ajuda a aprimorar o atendimento e garantir um bom relacionamento com o cliente.

Para começar, iniciativas criativas já fazem com que o público se sinta mais interessado por um negócio. Afinal, isso mostra como uma empresa se empenha em satisfazer seus clientes e a se manter competitiva no mercado.

Além disso, a oferta de recompensas ou de demais benefícios também é uma ação que garante que mais consumidores se sintam atraídos pelo seu negócio, tendo em vista que podem aproveitar mais vantagens. 

Ao unir todos esses aspectos a um bom atendimento, uma marca consegue se destacar com muito mais facilidade no mercado. Isso porque o cliente terá tudo o que precisa: serviços de qualidade, incentivos para voltar a fazer negócio e apoio no pré, durante e pós-venda.

Guia com os 5 pilares da transformação digital

Como aplicar a gamificação na empresa?

Satisfazer o público é uma atitude importante para garantir o sucesso de uma empresa. Como visto, a gamificação tem como principal objetivo aumentar o engajamento com os clientes. Desse modo, é possível criar um relacionamento mais próximo e se apresentar como uma boa opção para os consumidores.

No entanto, para que esse plano dê certo, é fundamental investir em estratégias que estejam alinhadas com o perfil do seu público. Com isso, é possível definir as melhores ações de gamificação.

A seguir, confira algumas opções de dinâmicas que você pode adotar no seu negócio para motivar os clientes com mais facilidade!

Use rewards de cartões

Algumas bandeiras de cartões oferecem programas de pontos em determinados estabelecimentos. Colocar o seu negócio na lista de participantes faz com que um maior público possa ir até ele para aproveitar esses benefícios.

No entanto, para saber de qual reward participar, é preciso conhecer melhor os seus clientes ideais. Com as informações obtidas sobre o público-alvo, você identifica qual programa tem mais consumidores que combinam com a sua empresa.

Crie minigames para as compras

E se a cada compra um cliente pudesse participar de um jogo rápido em troca de algum benefício? Girar uma roleta ou sortear uma carta são apenas alguns exemplos do que pode ser feito com os consumidores.

Como resultado, é possível oferecer descontos aos clientes nessa ou na próxima compra, um segundo produto grátis ou, até mesmo, parcerias com outros estabelecimentos. A escolha fica a seu critério, levando em consideração o perfil do público.

Desde desconto no estacionamento até brindes podem ser oferecidos nessas interações. Desse modo, além de melhorar o relacionamento com o cliente, é possível também criar ótimos vínculos com outras empresas. 

Incentive o acúmulo de pontos

Lembra-se das pontuações? Elas podem ser criadas e utilizadas pelo seu próprio negócio, para uma determinada finalidade, como a troca dos pontos por um produto ou serviço. No entanto, para que os clientes participem dessa dinâmica, é importante que haja um incentivo.

Para isso, você pode apostar em algumas estratégias simples, mas eficientes. Por exemplo, criar anúncios e preparar os atendentes para informar sobre esse programa são atitudes que já garantem uma maior participação.

Viu só como o conceito de gamificação pode ser aplicado facilmente em uma empresa? Por meio de um bom planejamento, é possível escalar as vendas e conquistar cada vez mais clientes. Portanto, comece a estudar agora mesmo como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário