6 exemplos de Health Tech startups para você se inspirar

7 minutos para ler

Baseadas na utilização de tecnologias avançadas para aprimorar e facilitar o acesso a serviços de saúde, bem como para monitorar e manter a saúde e o bem-estar dos indivíduos, as Health Techs vêm se instalando no setor com crescimento e evolução constantes.

Essas empresas podem incluir desde aplicativos de rastreamento de atividades físicas até dispositivos médicos sofisticados, com o potencial de transformar a forma como a saúde é entendida e tratada nos dias atuais. Para que você domine o assunto mais a fundo, nós separamos 6 exemplos de Health Tech startups nos quais é possível se inspirar. Continue a leitura!

O que são Health Tech startups e por que representam uma tendência?

Usando tecnologia de ponta, as startups do mercado de Health Tech solucionam problemas relacionados à saúde e ao bem-estar dos pacientes. Consideradas uma tendência no mundo inteiro, essas empresas estão “espalhadas” cada vez em maior número, atraindo investimentos e atenção de profissionais da saúde e do público em geral.

Essas startups podem focar diversas áreas, como telemedicina, gestão hospitalar, dispositivos médicos, aplicativos de saúde e bem-estar, entre outras.

O objetivo é oferecer soluções inovadoras e eficientes para problemas de saúde e em prol do paciente. Desse modo, elas visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas e a tornar os sistemas hospitalar e clínico mais acessíveis, além de eficientes.

Ao que se deve o crescimento dessas startups?

Além do aumento da demanda por serviços de saúde acessíveis e de alta qualidade, uma das principais razões para o crescimento das Health Tech startups é a crescente procura por tecnologias que possam melhorar a prestação de cuidados de saúde e facilitar o acesso a esses serviços.

Com a elevação da expectativa de vida e o surgimento de novas condições — ou, ainda, o reaparecimento de doenças antigas —, mais pessoas estão procurando soluções inovadoras no setor da saúde e é nisso que essas organizações trabalham.

A seguir, conheça 6 startups do setor de Health Tech nas quais você pode se inspirar.

1. Doc24

Essa startup do setor de Health Tech, criada em 2016, tem como proposta a democratização do acesso à saúde. Por meio de inovações tecnológicas e oferecendo uma proposta simplificada de telemedicina, a Doc24 aposta na facilidade, na comodidade, na acessibilidade e na segurança em fazer uma teleconsulta.

Conseguindo unir a praticidade tanto para o profissional médico quanto para o paciente, ela consegue executar a proposta de democratizar o serviço de consultas em todo o território nacional.

Com os avanços recentes em relação às tecnologias de Inteligência Artificial (IA), somente com a câmera do celular e respondendo a alguns poucos questionamentos, essa Inteligência Artificial é capaz de promover um diagnóstico completo de bem-estar do paciente em menos de um minuto.

Além disso, o sistema pode aferir dados, como frequência cardíaca, nível de saturação de oxigênio, índice de estresse e pressão arterial.

2. Dr. Consulta

Sem precisar necessariamente recorrer a planos de saúde para obter atendimento médico, o Dr. Consulta tem a sua saúde e a sua comodidade como prioridades durante o atendimento de telemedicina.

Com opções também de consultas presenciais a preços populares, o Dr. Consulta continua com a filosofia de um bom atendimento associado a um preço justo. Então, por meio da telemedicina, tudo isso pode chegar a todos os brasileiros que tenham acesso à Internet.

A telemedicina hoje é uma opção valiosa para pacientes que moram em áreas remotas ou que têm dificuldade para se deslocar até um consultório ou a um hospital devido a condições de saúde, à falta de transporte ou a outros fatores.

Com o Dr. Consulta, esses mesmos pacientes podem ter acesso a um atendimento médico de qualidade sem que o deslocamento seja necessário, o que pode ser especialmente importante em situações de emergência ou para tratamentos prolongados.

3. Memed

Com a proposta de simplificar a prescrição médica durante uma consulta, a Memed proporciona a geração impressa de uma receita baseada em consulta às bulas de mais de 20 mil fármacos disponíveis no país e regulamentados pela Anvisa por meio de uma conexão com o seu banco de dados.

Com uma plataforma gratuita e exclusiva para médicos, a missão da startup é garantir a compreensão das receitas médicas, minimizando erros e aumentando a boa relação entre médico, paciente e farmacêutico. Desse modo, ela moderniza o dia a dia daqueles que cuidam da saúde e dos seus pacientes.

4. Zenklub

Ter a oportunidade de realizar sessões de terapia no conforto da sua casa pagando um preço acessível é o que propõe a inovadora startup Zenklub.

A plataforma permite que o usuário encontre diversos profissionais, de qualquer lugar do Brasil, como psicólogos, psicanalistas, coachs, terapeutas, entre outros. Com total privacidade, as consultas, que são criptografadas, podem ser conduzidas por meio de chamadas de vídeo, de ligação ou até mesmo por chat, ficando a cargo do paciente como proceder com o seu atendimento.

5. Vittude

Referência número 1 em psicologia online, a Vittude foi pioneira nos estudos e debates junto ao conselho de classe a respeito dos benefícios da terapia nessa modalidade. Atuando também no desenvolvimento de consultórios virtuais, a startup conta com mais de 3.500 profissionais cadastrados em seu banco de colaboradores altamente capacitados.

Com um layout simples e intuitivo, é fácil se inscrever na plataforma para rapidamente encontrar o psicólogo ideal para realizar as suas consultas terapêuticas. É tudo bem simplificado: você se cadastra no site, busca o psicólogo, marca o horário para a sua sessão e, por fim, realiza o pagamento online. Simples como a vida deve ser.

6. iClinic

Quem empreende na área da saúde sabe o quão complicado pode ser gerenciar uma clínica médica ou um consultório. Muitas vezes, é necessário automatizar tarefas rotineiras para obter mais efetividade e assertividade na gestão do atendimento, na gestão financeira e na lucratividade — e é exatamente isso que a iClinic propõe.

Desde 2012, a iClinic, hoje líder do setor em softwares na nuvem para gestão de empresas do ramo da saúde, agregando desde pequenas clínicas até determinados complexos hospitalares, oferece diversas funções que facilitam desde o dia a dia da recepcionista até o ambiente médico, podendo mais do que gerenciar o agendamento de consultas, mas também emitindo relatórios financeiros.

Por fim, atualmente, pode-se dizer que é praticamente impossível viver em um mundo onde não haja operações benéficas propostas pelas Health Tech startups. Afinal, elas são cada vez mais importantes no presente e responsáveis especialmente no que diz respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes.

Gostou do conteúdo? Não deixe de dar a sua opinião a respeito do assunto na área de comentários.

Posts relacionados

Deixe um comentário