Como promover a inovação disruptiva na sua empresa? Veja!

7 minutos para ler

A inovação disruptiva envolve a ruptura dos padrões e modelos preestabelecidos. Trata-se da introdução de ferramentas tecnológicas e da realização de mudanças nos processos com o objetivo de implementar melhorias nas empresas, trazer novas habilidades e fazer com que o negócio ganhe um maior destaque no mercado.

Toda essa inovação contribui diretamente para o crescimento e para o sucesso das corporações. Afinal, os mecanismos automatizados têm a capacidade de alavancar os resultados de grande parte dos negócios. De qualquer forma, toda essa transformação requer atenção dos empreendedores. Por isso, é importante entender mais sobre esse assunto.

Neste post, vamos trazer detalhes sobre o fenômeno da inovação disruptiva nas empresas e como promover essa evolução. Continue a leitura e confira!

O que é, de fato, a inovação disruptiva?

A inovação disruptiva consiste na introdução de novas ideias, produtos, serviços ou tecnologias, rompendo padrões, trazendo novos valores para o mercado e criando novas soluções. É um fenômeno que abandona antigos modelos tradicionais e passa a implementar novas regras e valores, criando um paradigma inédito.

Essas mudanças acontecem de tempos em tempos, impulsionadas pela capacidade de se pensar além daquilo que já existe e, assim, criar um conceito totalmente novo. Dessa forma, inovar já virou uma questão de sobrevivência.

Afinal, as mudanças são necessárias para atrair e fidelizar clientes, aumentar a competitividade e fazer com que uma startup ganhe destaque no mercado e eleve os seus resultados. Ao mudar o mindset e romper com os padrões estabelecidos existentes, abre-se um caminho para o novo, um cenário inovador marcado pela originalidade, pela acessibilidade, pela conveniência e pelo ineditismo.

Um exemplo de inovação disruptiva é a Netflix, que fez com que as locadoras físicas se tornassem obsoletas e abriu espaço para o mercado de streaming digital. Outros exemplos de inovação disruptiva são o Nubank, o Airbnb, a Uber, o Spotify etc.

Quais são os elementos da disrupção?

Para que você possa entender melhor o fenômeno da inovação disruptiva, é importante compreender os seus principais elementos. Confira!

Acessibilidade

A solução inovadora deve ser acessível no que se refere à sua forma de uso e ao seu custo. Nesse sentido, ela deve ser capaz de atingir o público, de um modo geral, não se limitando a apenas um determinado número de pessoas.

Conveniência

A disrupção abrange o princípio de adequação e de conformidade, envolvendo a necessidade de resolver problemas reais conforme a solução criada. O intuito é trazer bem-estar para os usuários e facilitar as rotinas.

Simplicidade

A inovação deve ser simples, acessível e fácil de lidar. A simplicidade contribui para a maior aceitação do público e aumenta as chances de as empresas terem um maior resultado e destacarem-se no mercado.

Como acontece esse processo?

O advento da internet e os dispositivos móveis impulsionaram fortemente essas mudanças nos últimos anos. A inovação disruptiva se baseia na criação de ferramentas tecnológicas de alta qualidade. Mas não é apenas isso. A inovação também é representada pela mudança de ideias e de conceitos.

Ela obedece a algumas fases essenciais para o seu desenvolvimento e para a validação das ideias. No começo, é importante focar um público menor e que carece de soluções, mesmo que a inovação seja para atingir uma grande quantidade de pessoas. Além disso, os desenvolvedores devem atentar para garantir uma maior acessibilidade em termos de preços, considerando que o objetivo principal não é obter uma grande margem de lucros. Na verdade, o retorno financeiro advém do reconhecimento da empresa e do valor que ela agrega para os clientes e para o mercado.

Guia com os 5 pilares da transformação digital

Como promover a inovação disruptiva na empresa?

A inovação disruptiva pode ser a melhor solução para as startups, em vez de direcionar os esforços para a melhoria dos processos produtivos. Trata-se de uma forma de lidar com os negócios com mais facilidade, obter mais resultados e diminuir os custos.

Inovação aberta

A inovação aberta é o processo de inovação que envolve o livre trânsito de ideias por meio da busca de soluções que ultrapassam as fronteiras corporativas, com a efetivação de parcerias com outras empresas e instituições. O foco é construir um modelo de negócios em vez de chegar despreparado ao mercado.

Cultura da inovação

A cultura da inovação pressupõe o fluxo de novas ideias, possibilitando a modernização e a reinvenção de processos e conceitos. Para implementar a cultura da inovação nas startups, é necessário efetivar algumas ações, como dar espaço para novas ideias, monitorar as tendências do mercado, apoiar a criação coletiva, estipular objetivos e avaliar resultados etc.

Design Thinking

Trata-se de uma metodologia baseada no desenvolvimento de serviços e de produtos por meio de estratégias criativas, com foco em preencher as necessidades, os anseios e os desejos dos usuários. O Design Thinking é composto por diversas fases, como imersão, análise e síntese, construção, prototipagem, testes e a implementação efetiva da solução.

Quais são os benefícios de aplicar esse conceito na empresa?

A inovação disruptiva proporciona muitas vantagens para as startups, incluindo aquelas que estão iniciando as suas operações recentemente no mercado e quebrando padrões. Confira, a seguir, os maiores benefícios de aplicar esse conceito nas empresas.

Economia

Os métodos de inovação disruptiva promovem uma economia nas empresas, uma vez que se trata de um investimento de baixo custo e que traz uma margem de lucro consideravelmente alta.

Maior valor de negócio

A inovação disruptiva agrega valor ao negócio e traz mais credibilidade para a empresa diante do mercado (clientes, fornecedores e demais parceiros). A criação de um produto, serviço ou tecnologia inovadores é um dos diferenciais que fazem com que a marca ganhe visibilidade e conquiste um maior espaço no segmento de atuação.

Escalabilidade

A escalabilidade consiste em estar preparado para acompanhar o crescimento rápido, constante e em larga escala, obtendo maiores ganhos. Trata-se da capacidade de manipular grande parte das operações desenvolvidas pela empresa, de maneira uniforme, sem consumir recursos excessivos e tendo como base a inovação da startup.

A inovação disruptiva veio para revolucionar os métodos tradicionais adotados nas startups, como visto. Esse fenômeno dispensa os processos e modelos atuais para lançar uma solução totalmente nova, focando um produto acessível e simples com o intuito de atingir um público que antes não tinha acesso a esse serviço. A transformação digital está aí para modernizar os procedimentos realizados nas empresas. Portanto, não perca mais tempo e comece já a implementar essas metodologias inovadoras no seu empreendimento!

Quer continuar conhecendo mais detalhes sobre esse fenômeno de inovação? Então, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mails!

Posts relacionados

Deixe um comentário