Você já imaginou como seria incrível trabalhar em grandes empresas? O sentimento de pertencer a uma organização com propósito, cultura organizacional forte e qualidade de vida no trabalho é determinante para que sua empresa seja cobiçada pelas pessoas em seu meio. Para isso, basta avaliar como criar uma marca empregadora, ou seja, aquela em que todos gostariam de trabalhar.
Por meio de algumas práticas, é possível garantir uma excelente reputação, criar um bom clima organizacional no trabalho e fornecer liberdade na medida certa para seu time. Se você quer saber como transformar seu negócio em uma marca empregadora, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O que é marca empregadora?
O termo marca empregadora refere-se à imagem, reputação e percepção que uma empresa tem no mercado de trabalho. Esse conceito pode ser relacionado ao modo como o negócio é visto por funcionários atuais, candidatos a empregos e pelo público em geral.
Ele pode envolver aspectos relacionados à cultura organizacional, aos valores da empresa, às políticas de recursos humanos, aos benefícios oferecidos aos funcionários, às oportunidades de desenvolvimento de carreira e outros fatores que afetam a experiência dos funcionários dentro da empresa.
Portanto, a gestão da marca empregadora envolve estratégias para construir e manter uma imagem positiva da empresa, além de garantir que a experiência dos funcionários corresponda às expectativas criadas.
Quais são os benefícios de fortalecer a marca empregadora?
Uma marca empregadora forte é fundamental para atrair e reter talentos qualificados. Além disso, empresas com uma boa reputação como empregadoras tendem a manter seus funcionários satisfeitos e engajados.
Pode-se citar como benefício também a criação de uma vantagem competitiva, uma vez que empresas bem-vistas como empregadoras geralmente têm mais facilidade em recrutar talentos e se destacar no mercado.
Por fim, uma atenção especial em como sua empresa é vista no mercado de trabalho pode gerar impactos no clima organizacional e na produtividade do negócio, que pode aumentar e gerar melhores resultados.
Como fortalecer a marca empregadora?
Agora que você já sabe a importância de investir no fortalecimento da marca empregadora, que tal descobrir as melhores práticas que vão auxiliar nesse sentido? Para ajudá-lo com essa tarefa, destacamos algumas delas a seguir!
1. Mostre que sua empresa é única
O primeiro passo para ter uma marca empregadora forte é investir em marketing junto aos profissionais do mercado. Nesse sentido, é preciso identificar os pontos fortes e fracos e fazer ajustes para tornar a empresa ainda mais atrativa.
A partir disso, comunique o que torna sua empresa única e por que os trabalhadores devem escolher o seu negócio. Os diferenciais podem incluir diversos aspectos, como cultura da organização, oportunidades de crescimento oferecidas, benefícios corporativos e até mesmo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
2. Fortaleça a cultura organizacional
A cultura organizacional pode fazer toda a diferença na hora de construir uma marca forte e chamar a atenção de profissionais talentosos. Por isso, é importante ter cuidado e adotar ações para fortalecê-la.
Por exemplo: você pode promover valores e comportamentos que se alinhem à missão e à visão da empresa. Esse passo vai ajudar a atrair candidatos que compartilham desses valores e a manter um ambiente de trabalho saudável.
3. Tenha um bom programa de benefícios
Os benefícios corporativos são bem-vistos pelos profissionais no mercado de trabalho. Por isso, criar um bom programa é fundamental para fortalecer a sua marca empregadora e chamar a atenção de talentos.
Por isso, vale entender as demandas principais dos profissionais para oferecer benefícios apropriados. Por exemplo: você pode optar por alternativas como assistência médica, planos de aposentadoria, seguro de vida, treinamento e desenvolvimento, flexibilidade no trabalho, entre outros.
4. Comunique-se de forma eficaz
Ter uma boa comunicação, tanto com os colaboradores quanto com os profissionais que podem fazer parte dos processos seletivos, é muito importante. Isso envolve estratégias apropriadas para engajar os trabalhadores.
Para essa tarefa, é possível utilizar as mídias sociais, o site da empresa, a produção de conteúdo relevante e os depoimentos de funcionários para compartilhar a cultura e os valores da empresa. Você também pode marcar presença em eventos de recrutamento e feiras de emprego para interagir com candidatos em potencial e divulgar sua marca empregadora.
5. Solicite feedback dos funcionários
Criar uma cultura de feedbacks ajuda a manter o clima organizacional agradável, além de melhorar a comunicação com os colaboradores. Nesse sentido, vale também ter um espaço para escutar os funcionários para entender suas necessidades e preocupações.
Esse cuidado demonstra que você valoriza as opiniões deles e está disposto a fazer melhorias. Também é importante oferecer feedbacks aos profissionais que participaram do seu processo seletivo. Ao aplicar essa dica, você cria uma visão mais empática e melhora a sua reputação.
6. Tenha atenção à reputação online
A sexta dica é fazer um monitoramento constante das mídias sociais e dos principais locais de reclamação na internet para manter uma boa reputação. Isso pode envolver plataformas de emprego e até mesmo o Google.
Monitore esses locais de avaliação de empregadores e responda de maneira construtiva às críticas para demonstrar que sua empresa valoriza o feedback dos profissionais.
7. Invista no aprendizado contínuo
Outro ponto importante para se posicionar como uma marca empregadora é se envolver com o crescimento e o desenvolvimento contínuo dos funcionários. Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento, palestras, cursos, mentorias e oportunidades de progressão na carreira.
Além disso, também é importante apostar no desenvolvimento dos líderes e gestores, especialmente na hora de otimizar suas ações, com o propósito de criar uma rotina de qualidade para seu time. Para entender mais sobre como construir uma marca empregadora, baixe nosso e-book gratuito (ainda não publicado) e confira como isso pode ser feito na prática.
Entendeu como é possível se estabelecer como uma marca empregadora no seu mercado? Ao adotar as dicas apresentadas, além de atrair novos talentos, sua corporação também se beneficia com a melhora na qualidade de vida dos colaboradores, aumento da produtividade, atendimento de qualidade para os clientes e demais vantagens de contar com um time altamente engajado.
Quer saber como melhorar o desempenho da sua empresa no mercado? Então assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdos sobre empreendedorismo diretamente no seu e-mail!