A mobilidade inteligente é, em linhas gerais, uma nova forma de pensar a maneira como as pessoas se deslocam pela cidade. Nessa nova visão, há a busca por soluções que permitam que o deslocamento aconteça com mais eficiência, segurança e sustentabilidade ecológica.
O conceito de mobilidade inteligente vai além de trocar o carro pelo patinete ou optar sempre pelo transporte público. Essa nova forma de pensar congrega diferentes estratégias e tecnologias, que vão desde veículos autônomos ao uso de Inteligência Artificial no monitoramento do trânsito.
Saiba mais sobre a mobilidade inteligente, seus benefícios e tendências no artigo a seguir!
Mobilidade inteligente: o que é?
Quando o assunto são cidades inteligentes, a mobilidade é aspecto central. As chamadas Smart Cities usam, sem dúvidas, soluções tecnológicas para conquistar mais eficiência em seus serviços.
Já a mobilidade inteligente consiste em aplicar estratégias e tecnologias com o mesmo fim: beneficiar a sociedade e a natureza ao usar recursos de forma mais eficaz e segura.
Um dos principais objetivos da mobilidade inteligente é melhorar a vida nas cidades por meio da redução da emissão de poluentes, do uso mais eficiente de recursos e proporcionando mais segurança nos deslocamentos.
Ou seja, um centro urbano que usa estratégias para uma mobilidade inteligente oferece mais qualidade de vida para seus moradores e visitantes.
Benefícios da mobilidade inteligente
A mobilidade inteligente envolve otimizar os meios de transporte e as comunicações de forma a conquistar novos padrões em termos de sustentabilidade, eficiência e segurança.
Diferentes soluções, tecnologias e estratégias se integram e compõem o conceito. No entanto, todas envolvem benefícios específicos, como melhorar a saúde da população ao refrear a eliminação de gases poluentes e reduzir os congestionamentos — até mesmo, acidentes como atropelamentos, por meio do monitoramento das vias.
Confira alguns benefícios da mobilidade inteligente para os grandes centros urbanos.
Maior eficiência energética e promoção da sustentabilidade
O deslocamento inteligente é, também, uma estratégia de mobilidade sustentável. O uso de veículos elétricos e a otimização de rotas de transporte ajudam a reduzir o consumo de energia e as emissões de gases poluentes.
A mobilidade inteligente encoraja, ainda, o uso de meios de deslocamento mais sustentáveis. Entre eles, bicicletas, patinetes e transporte público.
Além disso, uma solução que faz parte da mobilidade inteligente é o uso de carros compartilhados e/ou carona solidária. Ao optar por esses métodos, reduz-se o número de veículos individuais e gera-se menos poluição.
Redução dos congestionamentos
Os congestionamentos estão entre os maiores problemas de centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. São horas perdidas no trânsito, prejudicando não só a qualidade de vida como a produtividade de trabalhadores.
A mobilidade inteligente trabalha para otimizar a infraestrutura de transporte existente ao oferecer soluções mais eficientes. Com isso, reduz os congestionamentos e o tempo de deslocamento de um ponto a outro da cidade.
Mais acessibilidade
Estratégias e tecnologias que promovem a mobilidade inteligente podem tornar os meios de transporte mais acessíveis para todos os cidadãos, incluindo aqueles que têm mobilidade reduzida.
Além disso, soluções como aplicativos que oferecem informações em tempo real sobre horários e rotas do transporte público, por exemplo, tornam os deslocamentos mais fáceis e rápidos.
Segurança aprimorada
Investir em soluções de mobilidade também é uma maneira das cidades inteligentes se tornarem mais seguras. Tecnologias como sensores de presença e câmeras de vigilância permitem monitoramento e gerenciamento mais eficiente dos transportes.
Com isso, há redução de riscos de acidentes e, ainda, melhor experiência para os viajantes nas estradas, por exemplo.
Deslocamentos mais fáceis e rápidos
Ao usar dados em tempo real e ferramentas avançadas de planejamento, a mobilidade inteligente permite que os usuários organizem melhor seus deslocamentos.
Ao ter na palma da mão horários do transporte público, condições de trânsito e opções em caso de interrupções, as pessoas conquistam ainda mais tranquilidade e qualidade de vida.
Exemplos e tendências de mobilidade inteligente
O futuro da mobilidade passa por integrar estratégias e tecnologias para garantir deslocamentos sustentáveis, eficientes e seguros para a sociedade. Entre os exemplos e tendências do conceito estão veículos autônomos, o monitoramento de vias e aplicativos para transporte compartilhado. Confira!
Veículos autônomos e elétricos
Um dos principais exemplos da mobilidade inteligente é o veículo autônomo. Equipado com sensores e sistemas de Inteligência Artificial, o modelo se movimenta com rapidez, eficiência e segurança.
Entre seus benefícios estão a melhora significativa da segurança no transporte, além de otimizar os deslocamentos, reduzindo congestionamentos.
Já os veículos elétricos se destacam, principalmente, pela questão ambiental. Os modelos ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes e, também, a dependência de combustíveis fósseis.
Vias monitoradas
O monitoramento de ruas e estradas com o uso de Inteligência Artificial, uma das principais tecnologias emergentes, é outra tendência importante de mobilidade inteligente. O uso desse tipo de recurso tecnológico ajuda, por exemplo, a identificar pontos com iluminação deficiente ou buracos, o que é passo importante para evitar acidentes.
Problemas com sinalização também podem ser identificados com o monitoramento via IA. Essa antecipação não só evita congestionamentos como melhora a qualidade de vida de quem se desloca pela cidade.
Aplicativos para transporte compartilhado
Os congestionamentos constantes estão entre os principais desafios da mobilidade urbana no Brasil e no mundo. Nesse sentido, aplicativos para transporte compartilhado podem reduzir não só o trânsito como, também, o custo de deslocamento para cada pessoa.
Plataformas de carona compartilhada ainda beneficiam o meio ambiente ao reduzirem o número de carros na rua e a consequente emissão de gases nocivos.
Pensar e investir em soluções de mobilidade inteligente é um passo essencial para os grandes centros urbanos efetivamente se tornarem Smart Cities. Para isso, aspectos como eficiência, segurança e sustentabilidade devem sempre ser considerados.
Ao integrar estratégias e tecnologias, como Inteligência Artificial, as soluções de mobilidade urbana trazem diversos benefícios tanto para a sociedade como para o meio ambiente, devendo, portanto, estarem no radar de empresas que querem se manter competitivas no mercado.
Este conteúdo sobre mobilidade inteligente foi útil para você? Então baixe também o nosso e-book “Tendências: conheça as principais de inovação, transformação e ESG!” e se aprofunde mais no tema.