Mobilidade sustentável na Randoncorp: conheça 4 ações

6 minutos para ler

A mobilidade sustentável na Randoncorp apresenta um compromisso contínuo com o desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade no setor de transporte brasileiro. Essa postura vai ao encontro do investimento em inovações que promovem a eficiência energética, a economia e a inteligência para empresas que atuam nesse meio.

Ao atuar em diversas frentes, nos últimos anos foram desenvolvidas soluções de eletromobilidade, como aplicações de nanopartículas e a criação da AutoExperts — uma plataforma focada na digitalização e otimização de processos automotivos.

Para saber mais sobre essas iniciativas, siga a leitura e confira como a Randoncorp está liderando a implementação de um modelo de mobilidade sustentável!

O que é mobilidade sustentável?

Em busca de um equilíbrio entre os interesses econômicos empresariais e a preservação do meio ambiente, a mobilidade sustentável representa um caminho pelo qual as empresas garantem seu lucro e ainda preservam a biodiversidade.

Esse conceito está ligado a diversas formas de transporte capazes de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos, promovendo eficiência energética e uma estrutura com baixa emissão de carbono.

Isso inclui veículos elétricos, soluções de transporte público, infraestruturas para ciclovias, alternativas que priorizam o bem-estar das pessoas e do planeta, entre outros.

O objetivo central dessa abordagem é a criação de cidades conectadas e acessíveis, possibilitando maior qualidade de vida para os moradores, reduzindo o congestionamento e promovendo um estilo de vida urbano mais equilibrado.

Por que a Randoncorp investe em mobilidade sustentável?

A Randoncorp tem sua visão empresarial baseada em um planejamento de negócios sólido, que envolve marcos importantes e voltados ao compromisso com a excelência em suas entregas e aos pilares ESG. David Abramo Randon, Presidente do Conselho de Administração, destaca que: 

“Com relação à sustentabilidade, a ambição ESG é a propulsora das nossas ações, com metas claras para proteger o planeta, valorizar as pessoas e garantir a continuidade dos negócios.”

A mesma direção é destacada pelo Diretor-Presidente da empresa, Daniel Randon, que explica:

“Buscamos de forma constante a redução do impacto ao meio ambiente, estabelecendo metas ambiciosas e monitorando o nosso avanço por meio de indicadores”.

Vale mencionar ainda que as pesquisas frequentes e os projetos de desenvolvimento da Randoncorp em mobilidade sustentável são capazes de gerar benefícios visíveis, reduzindo impactos ambientais e proporcionando mais eficiência para as parceiras de negócio. 

Quais são as ações de mobilidade sustentável da Randoncorp?

Após compreender os motivos que levam a Randoncorp a realizar investimentos em mobilidade sustentável, que tal conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas? A seguir, explicamos em detalhes cada uma delas. Confira!

1. Eletromobilidade

Uma das inovações desenvolvidas pela Randoncorp no campo da mobilidade sustentável está relacionada à eletromobilidade. Por meio de uma parceria com a Suspensys, desenvolvemos o e-Sys.

Ele é um sistema de tração elétrica auxiliar pensado para ajudar a superar os desafios relacionados ao tempo de carregamento e à falta de infraestrutura encontrada no país, oferecendo uma alternativa viável para a eletrificação de veículos pesados.

Por meio do e-Sys, é possível gerar diversos benefícios para o setor, como maior segurança para os condutores, eficiência no transporte de cargas e redução da emissão de gases poluentes.

2. Linha New R

A Randoncorp também lançou recentemente uma linha de semirreboques com conceito modular, cuja fabricação é voltada para a redução de danos ao meio ambiente. A Linha New R utiliza rebites estruturais que reduzem em 70% a necessidade do uso de solda.

Essa inovação permite diminuir o peso dos veículos em até uma tonelada, o que beneficia tanto a rentabilidade das empresas parceiras quanto a diminuição dos impactos ambientais.

Afinal, com a Sider Modular New R, é possível simplificar as atividades, consumir menos combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, assegurando operações mais sustentáveis.

3. Nanopartículas

Outra vertente dos projetos de P&D da Randoncorp está relacionada ao uso de nanotecnologia para elevar o nível de eficiência. Por meio da unidade de Joinville da Frasle Mobility foi possível utilizar essa solução na área de mobilidade.

Por exemplo, em um dos projetos, as nanopartículas foram aplicadas em discos e tambores de freios para aumentar o desempenho e a resistência à corrosão. Vale

A empresa se destaca por sua atuação voltada à responsabilidade ambiental. Prova disso é que recentemente conquistou certificações internacionais como a ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade), ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental) e ISO 45001:2018 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional).

4. Auto Experts

A Auto Experts é uma plataforma que oferece aos usuários a possibilidade de encontrar peças em locais mais próximos por meio da integração e da centralização de informações técnicas, reduzindo o tempo gasto tanto na busca quanto no deslocamento.

Com a redução na necessidade de se deslocar para encontrar os implementos necessários, é possível promover uma operação mais sustentável, melhorar a mobilidade nas rodovias e aumentar a eficiência nas atividades diárias.

Quais as expectativas para os próximos anos?

A mobilidade sustentável é uma tendência que promete ditar o ritmo das inovações para os próximos anos. Quanto ao futuro da Randoncorp, David explica:

“Nossa visão de futuro é alicerçada na sustentabilidade financeira, centralidade nos clientes, inovação e responsabilidade socioambiental.”

Ele ainda destaca algumas medidas que já estão em curso para promover essa nova realidade:

“Adotamos avanços tecnológicos que nos direcionam para um futuro mais sustentável. Além disso, desenvolvemos materiais para produtos que colaboram também com as metas de sustentabilidade dos nossos clientes. Como exemplos, temos a Composs, linha produzida a partir de materiais compósitos, e o eixo elétrico, solução já em circulação nas estradas brasileiras e internacionais.”

David também explica que, em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR), são desenvolvidas tecnologias para veículos autônomos, atendendo a uma das principais demandas esperadas para o futuro da mobilidade.

Como vimos, todas as iniciativas de mobilidade sustentável na Randoncorp são pautadas na inovação, no respeito ao meio ambiente e no compromisso com um futuro mais eficiente. Por meio das ações da empresa, nossos parceiros alcançam melhor desempenho e lucratividade, além da redução dos impactos causados por meio das atividades diárias.

Quer saber mais sobre as inovações da Randoncorp? Então, acesse nosso site agora mesmo e conheça com mais detalhes nossas soluções!

Posts relacionados