Em meio às principais mudanças que estão acontecendo no século XXI, a preocupação com o meio ambiente é uma das mais proeminentes. A ideia de ter uma relação equilibrada entre as necessidades de consumo e a preservação da natureza está trazendo diversas inovações. Entre elas, está a mobilidade sustentável, que representa um importante avanço nessa discussão.
Tal ideia sugere o uso de alternativas menos poluentes para o transporte de pessoas e produtos. Mas será que essa abordagem é viável? Para esclarecer alguns aspectos importantes desse tema e contribuir para esse debate, organizamos um post sobre os principais aspectos da mobilidade sustentável. Continue a leitura e confira!
O que é a mobilidade sustentável?
A mobilidade sustentável é o conceito de transporte que visa equilibrar as necessidades de deslocamento de pessoas e mercadorias com a importância da preservação ambiental, alinhando aspectos ecológicos com os interesses econômicos e sociais.
Nessa abordagem, destacam-se o uso de veículos eficientes em termos energéticos, a implementação de maneiras alternativas de transporte — tal como transporte público, caminhada e ciclismo — e a promoção de soluções de transporte que reduzam o congestionamento de tráfego.
Quais são os principais exemplos dessa iniciativa?
Existem diversas alternativas que oferecem vantagens tanto do ponto de vista ambiental quanto do econômico. Veja, a seguir, quais são os principais exemplos de que alternativas menos poluentes também podem ser mais acessíveis:
- uso de transporte público — tais como ônibus, metrô, trem, bondes e outros meios de transporte coletivo, sendo uma ótima alternativa para deslocamentos sustentáveis;
- ciclovia — a criação de ciclovias nas cidades, além de estimular a prática de atividades físicas, contribui para o deslocamento livre da emissão de CO₂;
- mobilidade inteligente — as plataformas, como a Uber e o 99 Pop, incentivam o uso compartilhado de veículos, reduzindo o número de carros nas ruas, assim como a poluição proveniente deles.
Quais são as vantagens da mobilidade sustentável?
Agora que você já conhece as principais alternativas para se deslocar de forma sustentável, vale a pena conferir quais são os principais benefícios ligados ao uso dessas opções de transporte. Veja a seguir!
Redução de emissão de gases
Por meio da mobilidade sustentável, é possível encontrar uma maneira eficaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes que contribuem para o aquecimento global.
Além disso, os meios de transporte sustentáveis usam energia limpa, como fontes renováveis de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Isso torna a cidade mais limpa e também colabora para evitar problemas de saúde que estão ligados à má qualidade do ar.
Mais qualidade de vida
Ao utilizar essa modalidade inovadora que visa a garantir que as pessoas possam se deslocar de forma segura e eficiente, usando meios de transporte que não prejudiquem o meio ambiente, você consegue observar diversas melhorias em sua vida.
A adoção da mobilidade sustentável traz vários benefícios para a qualidade de vida das pessoas, tais como o acesso a uma cidade menos poluída, um trânsito com menos congestionamento, um estilo de vida saudável, a redução de custos e a chance de ter novas conexões.
Melhora do fluxo das grandes cidades
Uma das maiores dificuldades das grandes cidades é relacionada ao trânsito intenso. Nesse sentido, a mobilidade sustentável tem potencial para gerar soluções interessantes que melhoram o fluxo.
Além disso, há alternativas mais eficientes, e geram menos poluição. Dessa maneira, a mobilidade sustentável pode colaborar para reduzir os níveis de estresse, melhorar o fluxo das cidades e gerar um trânsito mais suave para o cotidiano das pessoas.
Aumento da segurança das cidades
Outro potencial benefício da mobilidade sustentável é atrelado à segurança, já que é possível aumentar a proteção dos indivíduos e gerar maior sensação de bem-estar advindo de tal fator.
Por exemplo: com menor tráfego nas ruas, as chances de acidentes diminuem. Além disso, aumenta a segurança dos pedestres, que não precisam ficar preocupados com o alto fluxo de veículos e podem aproveitar os passeios com maior tranquilidade.
Otimização de tempo
Com dias cada vez mais corridos, encontrar maneiras de melhorar a gestão de tempo é fundamental para ter maior qualidade de vida. Nesse sentido, a mobilidade sustentável também pode apresentar benefícios.
Por exemplo: a partir do uso de transportes eficientes, que chegam no horário programado aos locais estabelecidos, fica mais simples realizar um planejamento para poupar tempo. Além disso, como há um fluxo menos intenso nas estradas, é possível se deslocar de maneira mais ágil e não perder tantas horas em trânsito.
Melhora da saúde
Por meio da mobilidade sustentável, é possível reduzir a quantidade de poluentes, já que os veículos a combustão em geral liberam muita poluição na atmosfera. Dessa forma, esse conceito é importante e contribui para a redução da emissão de gases que prejudicam a saúde das pessoas.
Outro ponto a destacar é que ajuda a preservar o meio ambiente e a reduzir o impacto das mudanças climáticas. Assim, é possível ter maior qualidade de vida e cuidar do próprio corpo. Afinal, a melhora da qualidade do ar e a redução da poluição vão impactar positivamente a saúde das pessoas, pois a exposição aos poluentes atmosféricos será reduzida.
Quais são as principais barreiras à mobilidade sustentável?
Assim como qualquer ideia inovadora, também há diversas barreiras que estão ligadas à mobilidade sustentável. Entre os principais fatores que impedem uma implementação massiva dessas alternativas, é possível destacar:
- falta de infraestrutura adequada — pois falhas na infraestrutura para transporte público, ciclovias e outras formas de transporte sustentável, como ferrovias e transporte hidroviário, podem limitar a mobilidade sustentável;
- poucos incentivos — incentivos financeiros e não financeiros — como o compartilhamento de carros — podem impulsionar o uso de meios de transporte sustentáveis;
- ausência de percepção desse problema — a conscientização das pessoas sobre os benefícios da mobilidade sustentável é necessária para mudar os comportamentos e hábitos de transporte;
- políticas de transporte inadequadas — as políticas de transporte inadequadas podem limitar a adoção de meios de transporte sustentáveis, como o transporte público e o uso de bicicletas.
Entendeu como a mobilidade sustentável é uma importante tendência para os próximos anos? Por meio dela, é possível encontrar uma forma mais harmoniosa de vida, realizando as suas atividades, mas sem comprometer o bem-estar ambiental. Desenvolver esse tipo de consciência é fundamental para ter mais qualidade de vida e responsabilidade com o meio em que você vive.
Quer trazer ideias sustentáveis para o seu negócio? Então, continue com a sua visita ao blog e confira 7 formas de aplicar uma estratégia de ESG na empresa!