Nióbio nanométrico: entenda o que é e como funciona!

7 minutos para ler

O avanço da ciência e da tecnologia movimenta a inovação e a aplicação de materiais com propriedades promissoras. Entre esses materiais, o nióbio nanométrico tem se destacado como um metal nacional que atrai a atenção do mercado em razão das suas propriedades únicas e o potencial de revolucionar diferentes áreas do mercado.

Sendo assim, é fundamental explorar e compreender as características e as aplicações do nióbio em escala nanométrica, bem como os desafios e as oportunidades que ele apresenta para a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o uso do nióbio nanométrico, suas propriedades, aplicações e a relação entre o assunto e as boas práticas de sustentabilidade.

Confira!

O que é o nióbio nanométrico?

Para entendermos o conceito de nióbio nanométrico primeiro precisamos conhecer melhor o elemento químico nióbio (Nb). O elemento, de número atômico 41 e massa atômica 92,90638 u, é um metal de transição pertencente ao grupo 5 da classificação periódica dos elementos.

Entre suas principais características está o fato de que ele é muito resistente ao calor e ao desgaste, tendo um ponto de fusão de 2.477 °C, o que o torna um dos metais mais refratários — resistentes ao calor — do mundo.

Com aspecto metálico prateado, o nióbio é um metal relativamente macio e fácil de trabalhar. Também é um bom condutor de eletricidade, o que o torna útil em aplicações elétricas.

Por ser altamente resistente à corrosão, o nióbio é um metal ideal para uso em ambientes agressivos. Biocompatível, ele não é tóxico para o corpo humano, razão pela qual é usado em mercados como o de implantes médicos.

Nióbio nanométrico

O nióbio nanométrico é composto de nióbio processado em um tamanho de partícula nanométrica. Assim, as partículas de nióbio têm menos de 100 nanômetros de diâmetro. Em termos comparativos, isso representa aproximadamente 100.000 vezes menos que a largura de um fio de cabelo humano.

Mas, afinal, por que se utiliza o nióbio nessas dimensões? O nióbio nanométrico tem uma série de propriedades únicas que o tornam atraente para uma variedade de aplicações. Com alta área superficial, tornando-o altamente reativo, o metal pode ser útil para aplicações como catálise e armazenamento de energia.

Ele também se mostra um excelente condutor de eletricidade, muito útil para aplicações eletrônicas e de gerenciamento térmico. Com força e rigidez, mesmo em condições nanométricas, ele pode ser usado em aplicações estruturais.

Esse é um material bastante promissor, que tem potencial de revolucionar indústrias de diferentes segmentos — a produção de aço, indústria aeroespacial, nuclear, eletrônica e médica, são exemplos.

À medida que a pesquisa e o desenvolvimento continuam, é provável que o nióbio nanométrico encontre cada vez mais aplicações nos próximos anos.

Qual é a relação entre o nióbio nanométrico e a adoção de práticas sustentáveis?

O nióbio é um metal que pode contribuir significativamente para a sustentabilidade em diversos setores da economia. Sua utilização está diretamente relacionada à eficiência energética, mobilidade, infraestrutura e economia circular. Entenda!

Eficiência energética

A liga de aço com nióbio aumenta sua resistência e tenacidade, permitindo a construção de estruturas mais leves e eficientes. Isso reflete na redução do consumo de energia e emissões de CO₂ na construção civil e na indústria automobilística.

Somado a isso, o nióbio é um dos principais materiais utilizados na produção de supercondutores, que permitem o transporte de energia sem perdas. Essa tecnologia é vista como uma das grandes aliadas na redução do consumo de energia em redes elétricas e outros sistemas.

Mobilidade sustentável

Ele é usado em baterias de alto desempenho para carros elétricos, aumentando sua autonomia e vida útil. Além disso, o metal contribui para a redução do peso dos veículos, diminuindo o consumo de energia.

Também pode ser usado na produção, armazenamento e transporte de hidrogênio verde, um combustível limpo e renovável que pode ser usado no processo de descarbonização da economia.

Infraestrutura durável

O material também é empregado na produção de tubulações para transporte de gás e petróleo. Graças a sua alta resistência à corrosão e durabilidade, ele auxilia no aumento da segurança, reduzindo a necessidade de manutenções frequentes e, consequentemente, diminuindo o impacto ambiental.

Reciclagem e economia circular

O nióbio é um metal altamente reciclável, o que significa que pode ser reutilizado diversas vezes sem perder suas propriedades. Isso promove a economia circular e diminui o consumo de recursos naturais.

Somado a isso, ele pode ser usado para substituir materiais com maior impacto ambiental, como o molibdênio e o cobalto, em diversas aplicações.

Desenvolvimento social e econômico

O Brasil detém cerca de 98% das reservas de nióbio do mundo, e a produção e o uso do metal podem impulsionar o desenvolvimento da indústria nacional, gerando emprego e renda. Hoje, a CBMM, principal produtora de nióbio do mundo, investe em tecnologias e práticas de mineração sustentável, com foco na preservação do meio ambiente e no bem-estar das comunidades locais.

Como você viu, o nióbio é um metal estratégico com grande potencial para contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Sua utilização em diversos setores da economia pode contribuir para uma produção industrial mais eficiente e com menor impacto ambiental.

Como a Randoncorp tem atuado no uso do nióbio nanométrico?

Desde 2023 a Randoncorp está trabalhando no projeto NIONE de nióbio nanométrico. O aditivo nanoestruturado com óxido de nióbio está sendo utilizado pela empresa para o tratamento de superfícies metálicas e pré-tratamento de pintura.

Com a solução, a empresa destaca um aumento de até 70% a resistência e corrosão destes produtos, aumentando a vida útil e reduzindo o impacto ambiental. A tecnologia, que é fruto da parceria empresarial entre NIONE e Klinex Insumos Industriais, está em fase final de testes e promete transformar a entrega de soluções no setor.

Qual é a importância da sustentabilidade no contexto industrial e empresarial?

A sustentabilidade tornou-se uma parte fundamental na estruturação de ações e projetos nas empresas. Em um mercado cada vez mais dinâmico e que se preocupa com o futuro, considerar a proteção do meio ambiente é um fator-chave para o desenvolvimento dos seus negócios.

As crescentes preocupações com as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais e a pressão social por práticas mais responsáveis exigem que o setor industrial repense seus modelos de produção e consumo.

Nesse contexto, o nióbio nanométrico demonstra ser um material inovador com grande potencial para contribuir para a sustentabilidade industrial e empresarial. Suas propriedades únicas, como alta resistência, biocompatibilidade e capacidade de armazenamento de energia, o tornam um material estratégico para diversos setores da economia.

A Randoncorp, preocupada com a temática da sustentabilidade e sem abdicar da qualidade e eficiência, já trabalha na aplicação do nióbio nanométrico em suas operações. Apesar dos desafios, o desenvolvimento e a aplicação do metal promete trazer benefícios significativos para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade como um todo.

Você gostou de conhecer mais sobre o nióbio nanométrico? Aproveite para acessar a nossa página sobre sustentabilidade e conheça mais sobre as ações e iniciativas da Randoncorp.

Posts relacionados