O que é cocriação e quais suas vantagens? Entenda!

7 minutos para ler

Para se manter competitiva em um mercado repleto de opções, é importante que uma empresa adote processos inovadores. No entanto, lançar novas ideias a todo momento nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse contexto, saber o que é cocriação pode fazer toda a diferença para se destacar entre os concorrentes.

Antes de entender o conceito, é importante levar em consideração que a criação de um produto ou serviço envolve diversos processos. Ter uma equipe criativa é uma excelente estratégia para desenvolver conteúdos interessantes e ter acesso a ideias que podem se tornar ótimas ações para a empresa.

Contudo, o que mais pode ajudar a se destacar no mercado? É isso que a proposta da cocriação vai responder. Acompanhe este post e entenda por que esse conceito está se tornando uma tendência nos negócios inovadores!

O que é cocriação?

Como é o processo de criação em sua empresa? Existe uma equipe envolvida na sugestão de novas soluções? Apenas uma pessoa toma a decisão ou, então, os colaboradores têm a liberdade para dar opinião e levantar ideias?

Independentemente de qual seja a resposta e do setor em que o seu negócio atua, o conceito de cocriação certamente vai chamar a sua atenção. Trata-se do desenvolvimento de soluções em conjunto.

No entanto, a proposta é ir além do trabalho em equipe interno. A cocriação tem como objetivo fazer com que os clientes, fornecedores, concorrentes e público externo contribuam para a geração de ideias que podem fazer sucesso no seu negócio.

É diferente, não é mesmo? Entretanto, saiba que dessa interação podem surgir ótimos resultados. Afinal, você não apenas envolve mais o público, trazendo uma aproximação, como também investe em transparência, uma característica muito valorizada no mercado.

Além disso, vale ressaltar que essa estratégia requer bastante comunicação. Desse modo, as áreas precisam estar bem preparadas para colocá-la em prática e manter um bom diálogo com o público externo.

É por esse motivo que a integração dos setores, por meio do trabalho de diferentes equipes, torna-se tão relevante para empresas que visam à inovação. Afinal, com isso, é possível lidar melhor com as informações obtidas e fazer com que o negócio, como um todo, siga em busca da realização dos objetivos.

Quais são as principais vantagens de apostar na cocriação?

Ainda não entendeu o que a sua empresa pode ganhar ao investir na cocriação? Primeiramente, é preciso levar em conta que apresentar diferenciais é importante para que o seu negócio se mantenha competitivo e em uma boa posição no mercado.

Para isso, ter mais visibilidade na área de atuação é essencial. Nesse contexto, o investimento em inovação se torna outro aspecto relevante para as empresas, sendo necessário ter ideias criativas e eficientes.

A proposta da cocriação permite que isso seja aplicado de maneira simples e estratégica dentro de um negócio. Ou seja, com praticidade, é possível chegar a resultados expressivos, como no aumento de vendas, na reputação da marca e na produtividade interna.

Quer saber mais sobre as vantagens da cocriação em sua empresa? Então, confira alguns dos principais benefícios a seguir!

Atração do público

Ações inovadoras chamam a atenção das pessoas. Além disso, quando há atividades interativas, é possível aumentar ainda mais a atração. Desse modo, dar ao público a oportunidade de participar de processos internos é uma maneira de mostrar que o seu negócio valoriza a opinião dos consumidores e que deseja mantê-los próximos. Todas essas ações despertam o interesse de mais clientes, fazendo com que o alcance da empresa aumente consideravelmente.

Satisfação do cliente

Como saber o que o cliente quer, se não ouvir o que ele mesmo fala? Conquistar a satisfação do público deve ser uma das principais metas da área de Vendas, pois isso garante que um consumidor tenha interesse em retornar.

Desse modo, com clientes fidelizados, a empresa pode aprimorar o planejamento de vendas, a definição de metas, a gestão de estoque e vários outros processos internos.

Otimização de processos

Quando mais indivíduos estão envolvidos em um trabalho, dificilmente os colaboradores de uma empresa ficarão sobrecarregados. Afinal, é possível dividir as tarefas entre diferentes pessoas, ainda que pertençam ao público externo.

Sem a sobrecarga dos profissionais, há também a melhora do desempenho interno, pois é possível voltar a atenção para as tarefas que estão sendo realizadas no momento. No geral, tudo isso resulta na otimização de processos da empresa.

Contar com essa vantagem é ótimo para reduzir custos, evitar problemas como excesso de absenteísmo ou turnover, valorizar os talentos da empresa e, ainda, melhorar a lucratividade.

Guia com tudo o que você precisa saber sobre Design Thinking

Como aplicar a cocriação na empresa?

Então, como é possível fazer com que a sua empresa tenha processos de cocriação na prática? Saiba que existem alguns passos essenciais para aplicar esse conceito dentro de um negócio. Confira!

Planeje

Independentemente de qual seja a ação a ser aplicada em uma empresa, é importante partir de um planejamento eficiente. Desse modo, defina quais são as ideias que serão colocadas em prática, identifique os setores responsáveis por esse trabalho, pense nos agentes que podem contribuir, estabeleça prazos e entenda quais serão os meios de garantir que o plano de ação seja aplicado.

Todos esses passos são importantes para que a sua ação seja um sucesso. Afinal, é assim que são tomadas as decisões mais relevantes para a cocriação. Por exemplo, serão os clientes os principais agentes desse plano? Como divulgar a proposta da empresa? Como serão administradas as ideias recebidas? Todas essas são perguntas que podem ser respondidas durante a fase de planejamento.

Tenha objetivos definidos

Ainda, é preciso saber onde a empresa deseja chegar com essas ações. É por essa razão que ter objetivos bem definidos também é imprescindível. Assim, é possível estabelecer metas para alcançar os resultados esperados.

Conte com estratégias eficientes

Pesquisas, entrevistas, enquetes, reuniões: todas essas são opções disponíveis para entrar em contato com o público externo e receber ideias. Além disso, ferramentas tecnológicas, trabalho criativo em equipe e liderança inovadora são importantes para filtrar as propostas recebidas.

Em outras palavras, é necessário considerar todas as ferramentas e profissionais disponíveis para definir as estratégias mais eficientes e, desse modo, atingir os objetivos definidos.

Entendeu melhor o que é cocriação e como esse processo faz diferença dentro de uma empresa? Como visto, essa é uma solução interessante para obter novos resultados e ter acesso a ideias inéditas, que podem colocar o seu negócio no topo. Por esse motivo, vale a pena investir em um bom planejamento e colocar essa estratégia em prática.

Quer saber como continuar inovando no negócio? Então, conheça mais sobre a Conexo, Hub de Inovação aberta das Empresas Randon!

Posts relacionados

Deixe um comentário