Para gerir bem um negócio e alcançar os objetivos previamente definidos, é indispensável contar com boas estratégias. No entanto, em meio à implementação de iniciativas voltadas à conquista de uma fatia do mercado competitivo e à execução das inúmeras atividades com as quais os gestores têm de lidar no cotidiano, é cada vez mais urgente a adoção de uma gestão de metas verdadeiramente eficaz.
Isso é válido, especialmente, para superar os desafios que surgem a todo momento e para ganhar mais destaque. Nesse sentido, a metodologia OKR se revela uma grande aliada.
Nas próximas linhas, entenda detalhadamente o conceito de OKR, bem como a sua finalidade e a sua importância. Veja, ainda, de que forma adotá-lo em uma organização, entre outros pontos igualmente relevantes. Continue a leitura!
O que é a metodologia OKR e qual é a sua finalidade?
Em termos simples, OKR — sigla para Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave — é um método de gestão que auxilia no estabelecimento de metas empresariais. A estratégia é amplamente utilizada por diversas companhias de reconhecimento global, como DropBox, LinkedIn e Google.
Criada pelo ex-chief executive officer da Intel, Andrew Grove, pode ajudar uma organização a abandonar um estado de estagnação, assegurando um crescimento bem-sucedido no mercado e elevando os níveis de engajamento e de produtividade da equipe, que passa a ter uma alta performance.
Nesse sentido, pode-se dizer que a sua principal finalidade, no contexto corporativo, é indicar o caminho a ser seguido.
Como funciona?
Na prática, a metodologia OKR funciona orientando os esforços empregados pelo negócio em direção aos objetivos almejados. Faz isso a partir do estabelecimento de direções claras em prol do alcance de números que representem o crescimento da organização.
Cada um dos elementos que compõem o seu nome — e se complementam — tem um significado:
- Objectives são os objetivos, que apresentam claramente o que o empreendimento deseja alcançar;
- Key Results são os resultados-chave, que funcionam como parâmetros para determinar o quão próxima a organização está do atingimento de um objetivo.
Qual é a sua importância?
Em termos simples, OKR é uma metodologia importante para a gestão empresarial porque o seu foco está voltado aos resultados — não ao trabalho. Ou seja, a estratégia leva a organização a, primeiramente, pensar em “por que fazer”, em vez de refletir imediatamente acerca “do que fazer”.
De maneira geral, o método visa à obtenção de resultados com enfoque em organização e gestão de metas. Portanto, a partir da sua adoção, cada profissional que integra o quadro de pessoal do negócio passa a ser um componente essencial, com uma alta responsabilidade no processo.
Isso, por sua vez, estimula a empresa a sair do comodismo, auxiliando-a a gerar um engajamento muito maior no time.
Quais são os seus principais benefícios?
A metodologia OKR tem como um dos seus objetivos a divisão de um grande propósito em várias pequenas metas, no intuito de tornar o trabalho mais fácil e melhorar os resultados. A partir dessa compreensão, é preciso manter em mente que a avaliação de dados quantitativos, junto aos qualitativos, não diminui a humanização dos seus processos organizacionais.
Na verdade, o que ocorre é a otimização do seu modelo de gestão, o que produz ganhos em termos de praticidade no momento de se lidar com as tomadas de decisão. Mas as vantagens não param por aí, já que também podemos citar:
- Favorecimento do desenvolvimento empresarial, já que o OKR visa o alcance de poucas metas por vez, mas em curto prazo;
- Alinhamento estratégico das equipes, afinal, baseando-se no que é definido pelo negócio, cada um dos times pode criar os próprios OKRs, conectando-os uns aos outros;
- Favorecimento da comunicação, pois o método implica a estruturação de diálogos bidirecionais nos quais as interações não ocorrem somente do topo para baixo;
- Facilitação do trabalho da liderança, já que o líder sentirá mais proximidade em relação aos times por haver mais clareza nos processos que devem ser colocados em ação;
- Melhora da performance dos colaboradores, porque o plano de ação é mais preciso e acaba por encorajar os profissionais envolvidos, já que eles passam a estar cientes do caminho que devem percorrer, dos obstáculos que precisarão driblar e, é claro, do objetivo que estão perseguindo.
Como adotar a metodologia OKR em uma empresa?
Embora o método OKR seja direto e prático, não basta definir os objetivos e os resultados-chave para adotá-lo. Há uma série de passos essenciais que vão garantir o adequado funcionamento da metodologia e, inclusive, facilitar a adoção por parte de todos os profissionais do negócio. Confira!
Determine metas específicas e claras
A definição de metas específicas e claras vai ajudar a manter todos os trabalhadores bem alinhados e motivados em prol do alcance daquilo que foi estipulado.
Estabeleça prazos curtos
As metas do método OKR não devem ser muito longas, já que isso dificultaria o processo e traria prejuízos à sua eficiência. Portanto, trabalhe sempre com prazos que sejam razoavelmente curtos — por exemplo, trimestrais.
Monitore os resultados regularmente
O acompanhamento frequente dos resultados é essencial, tanto em razão dos prazos quanto para se certificar da consistência do trabalho que vem sendo desenvolvido. Nesse caso, uma avaliação semanal pode ser uma boa alternativa, já que viabiliza ajustes rápidos, se necessário, mas não coloca os profissionais envolvidos sob pressão.
Certifique-se de que os OKRs estejam à vista
A transparência é imprescindível para o sucesso dessa estratégia. Afinal, se todos compartilham das mesmas aspirações e de objetivos comuns, não há forma mais ideal de garantir essa integração do que deixar todos a par dos resultados.
Saiba distinguir esforços de resultados
Lembre-se de que o esforço pode ser o máximo possível, mas o que verdadeiramente deve ser analisado é o resultado. Por essa razão, é extremamente importante focar as métricas como um meio de quantificar o quão dedicados todos têm sido.
Como vimos, a metodologia OKR é uma abordagem excelente para as organizações que almejam otimizar o próprio modelo de gestão e, é claro, escalar o negócio de maneira simplificada. Então, se você vem buscando ter mais eficiência no gerenciamento organizacional, facilitando a análise dos resultados e aumentando o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores, vale a pena implementar a estratégia.
A leitura deste post foi produtiva? Então, que tal aproveitar para compartilhá-lo nas suas redes sociais?