Qual empresário não sonha em aumentar o desempenho do seu negócio a ponto de estimular um crescimento acelerado e contínuo? Há até uma expressão muito usada para descrever esse estado: “organização exponencial”.
Desejo comum entre a maioria das pessoas que encaram o desafio de lançar e gerir uma empresa, as organizações exponenciais vêm chamando cada vez mais atenção. E, ao contrário do que se imagina, não se trata de um objetivo que aparece apenas nas entrelinhas de um plano de negócios para startup.
Na verdade, toda companhia deveria pensar seriamente nas premissas que determinam uma organização exponencial. Elas mostram qual é o melhor caminho a ser seguido para chegar ao ponto de destino de maneira planejada e consistente. Curioso para conhecer os princípios que moldam uma organização com um desempenho excepcional? Basta nos acompanhar nas próximas linhas!
O que é uma organização exponencial?
Para definir a expressão, nada melhor do que recorrer a seus criadores: Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest. Segundo eles, organização exponencial (as ExOs) é toda empresa capaz de conquistar resultados que provocam um impacto dez vezes maior (ou mais) quando comparada às demais do mercado.
Esse crescimento desproporcional é consequência de alguns fatores, como o elevado investimento em inovação e a montagem de uma ampla infraestrutura tecnológica. Outro fator importante se refere à antecipação de tendências, motivo pelo qual os líderes dessas empresas sempre estão com o olhar atento às tecnologias emergentes.
Ao mesmo tempo, principalmente de alguns anos para cá, há uma maior atenção dada ao desenvolvimento e à solidificação da cultura data-driven. Afinal, o avanço da ciência de dados e a inteligência preditiva dizem muito a respeito das atuais organizações exponenciais ou que estão em vias de entrarem nesse grupo em um futuro não muito distante.
Por fim, organizações exponenciais são igualmente caracterizadas por adotarem modelos de negócio escaláveis. Portanto, além de crescerem em alta velocidade, elas também fazem isso com um baixo custo.
Como ela se diferencia de uma empresa tradicional?
Até, aproximadamente, meados dos anos 1990, as empresas de prestígio, como IBM e General Eletric, demoravam décadas para se tornarem gigantes. Isso porque elas cresciam de maneira linear e estável, o que deixava o processo mais lento.
Já as empresas gigantes de hoje, como Facebook e Google, não levaram todo esse tempo para entrarem na elite empresarial. Isso acontece justamente porque elas estão inseridas em um contexto de profunda e rápida inovação tecnológica. Logo, usufruem de estratégias e recursos muito mais eficientes e poderosos.
Como tornar a sua organização exponencial?
Tudo que foi comentado até aqui é muito interessante, mas fica a pergunta sobre como fazer com que uma empresa cresça de modo exponencial. Contar com um bom plano de transformação digital já representa meio caminho andado. Contudo, outras medidas devem ser tomadas para potencializar a chance de sucesso do projeto, como comentaremos abaixo.
Defina o PTM
PTM é uma sigla para Propósito Transformador Massivo. De modo geral, toda empresa precisa de uma essência, ou seja, de algo que justifique a importância da sua existência e da expansão no mundo. Sem isso, as pessoas podem concluir que ela é inexpressiva ou dispensável para suas vidas.
Esse raciocínio é a base que sustenta a definição do PTM, o qual concentra a organização em busca de uma solução realmente transformadora para determinado problema do mundo real. Por conta disso, trata-se de um propósito que mantém plena sintonia com as dores das personas que, no fim, motivaram a abertura da empresa. Afinal, para que mesmo ela foi inaugurada?
Elabore um modelo de negócios exponencial
Como comentamos brevemente em outro ponto, o crescimento exponencial está ligado a um modelo de negócios escalável. Para que se torne realidade, ele depende de um planejamento específico e que esteja amparado em metodologias modernas, como o Business Model Canvas.
Reúna a sua equipe
Aqui, o intuito de reunir cumpre funções distintas. Em primeiro lugar, chamar os times para uma conversa é fundamental a fim de garantir que todo mundo esteja na mesma página que a organização.
Uma vez que os colaboradores estejam alinhados aos objetivos organizacionais traçados, eles tendem a ficar mais engajados. Todo esse cuidado faz com que as pessoas se envolvam mais com os projetos e aprimorem o seu senso de dono. Assim, elas passam a crescer individualmente junto à empresa.
Conte com uma fonte de recursos
Sim, o negócio é escalável, mas não se inicia absolutamente do nada. Nesse sentido, estabelecer um forte e sólido pilar financeiro é imprescindível para promover a transformação da empresa.
O dinheiro, entretanto, exige uma administração ímpar, a fim de destiná-lo de maneira adequada e condizente com o que foi pensado no PTM. Além de investir em ambientes de inovação, a empresa precisa oferecer uma infraestrutura tecnológica que ajude na busca de soluções viáveis e econômicas para enfrentar os obstáculos que aparecem durante o percurso.
Terceirize os serviços de TI
Essa terceirização dialoga com o conceito de equipes sob demanda, igualmente usado por organizações exponenciais. Em vez de arcarem com os custos de uma estrutura robusta e, invariavelmente, cara, essas empresas optam por repassar algumas responsabilidades a outras instituições especializadas.
O caso mais emblemático se refere exatamente aos serviços de TI. Nesse formato, sua organização evita os gastos relacionados à manutenção e à atualização de sistemas, servidores e demais dispositivos.
Simultaneamente, também não existe a preocupação com os salários, de responsabilidade da organização terceirizada. Com tudo isso, fica bem mais fácil focar o core business do negócio.
Pense de maneira disruptiva
Ao mesmo tempo em que diminui o custo, a inovação disruptiva tem mais chances de maximizar o impacto positivo proporcionado aos clientes. Muitas vezes, é possível promovê-la a partir da concepção de soluções que resolvam falhas inerentes a produtos e serviços já existentes.
Um bom exemplo é a revolução que as insurtechs trouxeram ao mercado de seguros. Com uma abordagem digital e pautada na desburocratização, elas conseguiram mudar completamente a relação avessa que as pessoas tinham com a contratação desse tipo de serviço.
Implemente um canal de marketing e vendas
A estratégia comercial como um todo precisa ser validada e reavaliada constantemente. Novas estratégias de marketing continuam surgindo com bastante frequência.
Cabem aos gestores o acompanhamento das métricas, a análise dos resultados e a testagem das novidades. No caso, dê atenção especial às ações que convertem os clientes em promotores da marca, algo decisivo para impulsionar o crescimento.
Esses são os principais detalhes atrelados ao universo de uma organização exponencial. Para entender melhor os conceitos e as etapas necessárias para chegar lá, vale a pena acompanhar alguns cases famosos.
A Netflix, por exemplo, transformou profundamente o modo como os usuários de filmes e séries consomem esses produtos. No modelo tradicional, era necessário recorrer às locadoras. Agora, basta assinar esse ou outro serviço de streaming.
Já o Airbnb modificou a forma como as pessoas se hospedam durante as suas viagens. Mediante o compartilhamento de casas e de apartamentos dotados das mais variadas características, o nível de experiência mudou totalmente — em comparação com o ambiente formal dos hotéis.
No entanto, lembre-se de que a conquista desse sucesso começa pela definição de um excelente propósito. Como demonstramos, esse passo é essencial para ter uma organização exponencial.
Não sabe por onde começar? Baixe o nosso guia completo sobre como criar um propósito para a sua empresa!