Os princípios ESG são um guia para orientar as melhores práticas quanto ao comportamento da empresa sobre temas ambientais, sociais e de governança. Logo, as corporações alinhadas com essa abordagem conseguem construir uma relação muito mais próxima com o público e com a sua comunidade, além de obter melhores resultados financeiros.
Portanto, entender mais sobre essa abordagem é fundamental para potencializar os resultados do seu próprio negócio. Com a intenção de trazer mais clareza sobre essa temática, convidamos Caroline Isotton Colleto, contabilista com MBA em Gestão Empresarial, MBA em Controladoria e MBA em ESG e Impact, que atua como Analista de Relações com Investidores nas empresas Randoncorp.
Se você quer entender mais sobre a importância desse assunto, continue a leitura e confira nosso post!
O que é ESG?
Conforme explicado por Caroline, “o termo ESG apareceu no mundo financeiro como uma maneira de mensurar o impacto que as ações de sustentabilidade têm nos resultados das empresas”. Logo, o termo pode ser dividido em Environmental (Meio Ambiente), Social (Social/Sociedade) e Governance (Governança).
Quais são os pilares do ESG?
Os pilares do ESG visam tornar as empresas mais sustentáveis e se baseiam em práticas envolvendo aspectos ambientais, sociais e de governança. Abaixo, falamos um pouco sobre cada um deles. Vale a pena continuar a leitura e conferir o conteúdo especial que separamos para você!
Ambiental
O pilar ambiental tem o objetivo de melhorar as ações da companhia com relação ao meio ambiente. Como Caroline destaca, “a sustentabilidade, por muito tempo, não foi uma pauta presente na alta administração das corporações, sendo mais departamental do que uma estratégia das empresas”.
Com o ESG, essa visão é alterada, e os negócios começam a tratar a questão ambiental como parte importante no planejamento. Caroline aponta que a questão ambiental “tem também a grande função de gerar um impacto positivo”, melhorando a imagem da empresa perante a sociedade.
Social
O pilar social também passa a ser mais valorizado pelas companhias, as quais traçam estratégias visando melhorar o bem-estar da população e, consequentemente, ganhar autoridade no mercado em que atuam.
Caroline destaca o período pandêmico como exemplo, apontando que “as empresas não assistiram passivamente ao que estava acontecendo e agiram ativamente, como foi o caso das Empresas Randoncorp, que realizaram doações, fabricaram peças para respiradores e confeccionaram máscaras para os profissionais da saúde”, por exemplo.
Governança
Esse pilar está relacionado com o aspecto de gestão das empresas, que permite que elas tenham uma administração inteligente e garantam o uso consciente dos recursos, maximizando a lucratividade sem a utilização descabida dos aspectos naturais.
Entre as principais ações que envolvem esse pilar estão o combate à corrupção, a responsabilidade tributária, a atuação ética com todos os que se envolvem com a empresa e a transparência.
Quais são as ambições públicas das Empresas Randoncorp?
Agora que você já conhece a importância de investir nesse tipo de abordagem, é hora de entender quais são as principais ações das Empresas Randoncorp, para se inspirar e iniciar um processo de melhorias na sua própria corporação. Confira logo abaixo!
Duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025
Entre um dos principais objetivos das Empresas Randoncorp, é possível destacar o trabalho em busca da equidade de gênero. Dentro dessa proposta, a empresa busca promover o empoderamento da mulher, estabelecendo uma meta de duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até o ano de 2025.
Tal objetivo deve ser atingido por meio da promoção do desenvolvimento de talentos femininos e da conscientização sobre o alinhamento entre maternidade e carreira, além do diálogo sobre temas ligados à violência de gênero. Além disso, vale destacar o Programa de Mentoria Feminina como principal motor para conduzir essa mudança.
Zerar acidentes graves
A fim de seguir como uma organização referência em qualidade e segurança de sua equipe em diversas esferas de atuação, as Empresas Randoncorp se comprometem a zerar o número de acidentes graves em suas operações. Desse modo, é possível oferecer maior tranquilidade e proteção para os colaboradores, independentemente da sua área de atuação.
Esse tipo de cuidado está alinhado com uma postura de maior responsabilidade quanto ao bem-estar dos funcionários, criando um ambiente estável e confortável na intenção de estimular o seu pleno desenvolvimento profissional.
Reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030
Já na esfera ambiental, as Empresas Randoncorp assumiram uma meta de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, utilizando 2020 como ano de referência. Além dessa meta ousada, há projetos para a construção de usinas fotovoltaicas. Ainda, há planos para zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e o lançamento de efluentes tratados, conforme apresentado por Caroline.
Tais metas estão ligadas ao combate às mudanças climáticas e à proteção da água e dos efluentes, além de contribuírem para a melhora das condições ambientais na localidade onde a empresa está instalada.
Como as Empresas Randoncorp buscam essas ambições?
As Empresas Randoncorp têm seus compromissos públicos divulgados a fim de garantir a transparência de suas ações. Além disso, há grande investimento a fim de cumprir cada um dos objetivos relacionados ao ESG, com vários planos de ação, como foi possível observar acima.
Caroline destaca as ações com a intenção de duplicar o número de mulheres na liderança, apontando que “foram desenvolvidos grupos de afinidade, mentorias femininas e diversas outras iniciativas”. Ainda, é importante destacar a construção em andamento de uma usina fotovoltaica em Caxias do Sul.
Entendeu quais são os princípios ESG e como as Empresas Randoncorp estão agindo para garantir que todos os pilares sejam cumpridos na companhia? Assim, são gerados impactos e melhorias para todos os que se relacionam com a organização, contribuindo para a construção de um mundo melhor para a totalidade da população.
Gostou do artigo e quer continuar aprendendo sobre esse conceito tão importante nos dias atuais? Baixe agora mesmo nosso e-book sobre Tendências de inovação e ESG.