Sustentabilidade e ESG: entenda qual é a sua importância!

6 minutos para ler

Pensar em sustentabilidade e ESG é essencial para que a sua empresa possa crescer e conquistar espaço em um mercado cada vez mais preocupado com esses temas. Afinal, os aspectos ambientais estão progressivamente ganhando visibilidade no meio empresarial, especialmente por conta do interesse dos consumidores nesse tipo de cuidado.

Isso significa que é fundamental investir em decisões que levam em conta os fatores social, ambiental e de governança na empresa. Desse modo, você conseguirá diferenciar a sua marca da concorrência e atrairá públicos alinhados com esse pensamento.

Se você quer saber como implementar as ideias ligadas ao ESG na organização, continue a leitura e confira o nosso conteúdo!

O que é ESG?

A sigla “ESG” significa “Environmental, Social and Governance”, ou seja, “Ambiental, Social e Governança”. Esses termos representam um conjunto de critérios de investimento que medem o desempenho social e ambiental de uma companhia, além dos seus princípios de governança corporativa.

Os investidores usam os critérios ESG na intenção de avaliar os investimentos potenciais a fim de garantir que estão aportando recursos de acordo com os seus valores e princípios. Logo, essa medida funciona como uma referência de qualidade para a empresa e para as suas estratégias.

O ESG, inclusive, vem crescendo em importância nos últimos anos, pois muitas organizações estão adotando práticas de responsabilidade social e ambiental para melhorar a sua reputação no mercado.

Outro ponto que vale destacar é que os investidores também estão olhando para esse indicador, como dito, já que isso pode ajudar a minimizar o risco e aumentar o potencial de retorno a longo prazo. Além disso, o ESG permite atrair e reter talentos, desenvolver inovações e aprimorar o seu relacionamento com a comunidade.

Por que as empresas estão adotando o ESG?

Agora que você já sabe o que é ESG, que tal descobrir os principais motivos pelos quais as empresas estão adotando o tema? Abaixo, destacamos vários deles, bem como os impactos que podem gerar em um negócio. Confira!

Melhora o desempenho financeiro

Uma das grandes vantagens das práticas ESG diz respeito à melhora do desempenho financeiro do negócio. A partir dos pilares desse conceito, é possível ter uma melhor governabilidade na companhia. 

Assim, torna-se viável entender quais são os pontos fracos e fortes e, consequentemente, investir em melhorias com o intuito de aumentar os resultados e a lucratividade da organização. Além disso, há uma preocupação crescente dos consumidores com tais aspectos, como dito, e, ao adotá-lo na empresa, haverá uma tendência de crescimento das vendas.

Aumenta a fidelidade do consumidor

Os indivíduos estão dando muita atenção aos principais pilares de ESG e preferindo empresas que adotam ações relacionadas a tal conceito. Por exemplo: o aspecto ambiental tem ganhado uma relevância crescente, de modo que muitos consumidores observam as ações de uma companhia nessa esfera antes de criar um relacionamento com a marca.

Nesse sentido, quando você investe em ESG, demonstra como está preocupado com o bem-estar social como um todo. Assim, os clientes tendem a ficar satisfeitos com a sua atuação no mercado e, consequentemente, prezam por criar um laço com o seu estabelecimento.

Fortalece a imagem da marca

Outro benefício do ESG diz respeito à melhora da imagem institucional no mercado de atuação. Como já destacado, as ações que abordam esse conceito são cada vez mais importantes para os consumidores e podem fazer toda a diferença na publicidade da sua marca.

Ao adotá-las, você ganhará visibilidade e uma boa reputação no seu segmento — e também no mercado. Assim, as chances de ter uma imagem mais forte junto aos consumidores e de aumentar as vendas devido a esse fator são elevadas. Para isso, investir em inovações sustentáveis é uma ótima alternativa.

Reduz riscos

Com todos os benefícios acima, é possível reduzir os riscos em diferentes áreas do seu negócio. Por exemplo: o departamento financeiro tende a ter mais facilidade para manter as contas em dia por conta da previsibilidade trazida pela fidelização e pelo aumento de receitas que provêm da boa imagem construída.

Além disso, fica mais fácil atender às principais legislações que abordam os pilares de ESG. Desse modo, é possível ter tranquilidade na hora de elaborar estratégias de crescimento sustentável. Consequentemente, torna-se menos complexo aumentar os lucros da empresa.

Como adotar o ESG na empresa?

Existem diversas vantagens de aplicar o ESG na sua organização. Porém, é preciso entender quais são os principais passos para colocar tal conceito em prática e, assim, usufruir de todos os benefícios que ele oferece. Com o intuito de ajudá-lo, separamos várias dicas relevantes. Vamos lá!

Entenda os propósitos da marca

Entender quais são os propósitos da sua marca ajuda na hora de criar ações de ESG adequadas às suas missões, aos valores e, claro, aos objetivos. Portanto, antes de elaborar as campanhas que envolvem esse conceito, pense no que a sua empresa defende.

Assim, fica mais fácil estipular os principais meios de aplicar o ESG e conseguir bons resultados na sua companhia. Como resultado, você estará mais próximo de usufruir de todas as vantagens que citamos ao longo deste texto.

Invista em ações sustentáveis

O desenvolvimento de ações sustentáveis contribui para os objetivos ESG de várias maneiras. Inicialmente, os investidores podem recorrer a essas práticas sustentáveis a fim de apoiar empresas que adotam iniciativas responsáveis ​​no que diz respeito ao meio ambiente, às questões sociais e às medidas de governança.

Ao investirem em companhias que têm essa postura, eles podem, inclusive, ajudar a incentivar os negócios a melhorarem ainda mais as suas condutas.

Esse cuidado também pode ser observado no desenvolvimento de projetos e de produtos que tenham um impacto positivo no meio ambiente, nos direitos das pessoas, na equidade e nos padrões de governança.

Por exemplo: ao investirem em marcas que desenvolvam produtos e serviços de energia limpa, que promovam a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho ou que adotem medidas com a intenção de reduzir a pegada de carbono, as corporações podem ajudar a contribuir para um mundo melhor.

Entendeu como sustentabilidade e ESG são importantes para que a sua empresa possa adotar práticas alinhadas às novas demandas dos consumidores? Por meio de alguns cuidados, você conseguirá implementar melhorias significativas e capazes de posicionar a sua organização como uma referência em termos de preservação ambiental. 

A leitura foi produtiva? Então, confira também o nosso artigo sobre como fazer uma gestão de finanças adequada na startup!

Posts relacionados

Deixe um comentário